O curso online e gratuito sEJA é uma oportunidade para quem quer obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio por meio do exame nacional
Victor Meira Publicado em 23/02/2024, às 14h19
Você sabia que é possível concluir o ensino fundamental ou médio sem frequentar a escola regularmente? Isso é possível graças ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), uma prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) que avalia os conhecimentos e habilidades dos candidatos que não concluíram os estudos na idade adequada.
O Encceja 2024 está previsto para acontecer no segundo semestre deste ano, mas as inscrições já estão abertas no site oficial do exame. Para se inscrever, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio. Além disso, é necessário escolher quais provas deseja realizar, de acordo com as áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Mas como se preparar para o Encceja? Uma boa opção é o curso online gratuito sEJA, oferecido pela Fundação Roberto Marinho, uma instituição que há mais de 40 anos se dedica à educação de jovens e adultos. O sEJA é um curso organizado em salas virtuais no Google Sala de aula, com conteúdo e aulas desenvolvidas por professores da Escola da Fundação Roberto Marinho.
O curso sEJA é voltado para quem quer obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio por meio do Encceja. As salas virtuais estão abertas a todos os interessados, que podem se inscrever gratuitamente neste link.
O curso conta com professores que acompanham os estudantes até o dia da prova, além de materiais e atividades relacionadas às áreas do conhecimento que compõem o exame. As aulas são disponibilizadas na plataforma três vezes por semana, conforme um guia de estudos.
O sEJA é uma oportunidade para quem quer retomar os estudos, ampliar seus conhecimentos e conquistar o seu diploma. O certificado de conclusão é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é o órgão responsável pelo Encceja. A lista das instituições certificadoras do Encceja vem como anexo no edital do exame.
+++Acompanhe as principais vagas de emprego do Brasil no JC Concursos
empregos estágios trainees