Governo oferece cursos para profissionais da área da saúde para combater o coronavírus

Inscrições para capacitar profissionais da área da saúde podem ser feitas na internet

Redação   Publicado em 02/04/2020, às 12h08

Divulgação Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde oferece cursos para capacitar profissionais da área de saúde nos protocolos clínicos oficiais com objetivo de enfrentar à pandemia de covid-19, por meio de cursos a distância. A Portaria nº 639/2020 que institui a ação estratégica "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde" foi publicada hoje (2) no Diário Oficial da União.

A medida do governo considera a necessidade de mobilização da força de trabalho em saúde para a atuação serviços ambulatoriais e hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) para responder à situação de emergência em saúde causada pelo novo coronavírus.

Os conselhos nas áreas da saúde deverão enviar ao Ministério da Saúde os dados dos seus profissionais e, por sua vez, o ministério vai identificar e informar aos conselhos os respectivos profissionais que não preencheram o cadastro ou que não concluíram os cursos.

A ação abrange as áreas de serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.

Será criado, então, um cadastro geral de profissionais habilitados que poderá ser consultado por gestores federais, estaduais, distritais e municipais do SUS, em caso de necessidade, para orientar suas ações de enfrentamento à covid-19.

Ontem (1º), o Ministério da Saúde também publicou edital para o cadastro de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia para atuar no enfrentamento ao novo coronavírus no país.

Inscrições no curso para profissionais da saúde

O cadastramento é obrigatório e pode ser feito na internet. Após o preenchimento do formulário, o profissional receberá um link de acesso aos cursos de capacitação.

* reprodução Agência Brasil

Leia também

Bayer Estágio 2020: inscrições abertas para estudantes de diversas áres
Hospitais São Luiz, São Camilo, 9 de Julho e outros oferecem 4.000 vagas
Employer RH recruta profisisonais da saúde para vagas em hospitais
A. C. Camargo Cancer Center abre 130 novas vagas de emprego
Hospitais da Rede Ímpar oferecem vagas de emprego em São Paulo