Governo de SP oferece 1.000 vagas em cursos gratuitos

É necessário ter ensino fundamental completo e idade entre 16 e 60 anos. As vagas serão concedidas para moradores da capital paulista por meio do Via Rápida

Douglas Terenciano   Publicado em 05/07/2017, às 11h13

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza, firmou parceria com a Prefeitura de São Paulo para oferecer aproximadamente 1.000 vagas em cursos de capacitação profissional gratuita pelo Programa Profissão Cidadão. As primeiras turmas começam já na próxima semana.

Cursos gratuitos

Os cursos oferecidos são de bartender, barman, camareira e garçom, assistente de cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiagem, panificação e confeitaria, panificação e pizzaiolo, panificação e salgadeiro, magarefe (manipulação de carnes e acondicionamento), corte e costura e jardinagem. É necessário ter ensino fundamental completo e idade entre 16 e 60 anos.

As vagas serão concedidas para moradores da capital paulista por meio do Via Rápida, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) para cursos de qualificação de 100 horas de duração que facilitem a inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Os cursos serão ministrados em unidades móveis do Via Rápida, carretas convertidas em laboratórios, em um cronograma definido a partir de necessidades apontadas pelos prefeitos regionais. Em seu sexto ano de existência, o Via Rápida já atendeu 250 mil pessoas, mais de 105 mil das quais pela parceria com o Centro Paula Souza.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever no site www.viarapida.sp.gov.br.