Professores da rede estadual de São Paulo podem se inscrever para um curso gratuito de pós-graduação. A iniciativa, promovida pela Seduc-SP e Sesi-SP, oferece 810 vagas. Confira detalhes e como se inscrever!
Victor Meira Publicado em 30/07/2024, às 10h17
Em uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), os professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo podem se capacitar para com um curso gratuito de pós-graduação lato sensu em Educação Matemática. Ao todo, há uma oferta de 810 vagas para o curso.
O curso, que será oferecido gratuitamente nos polos da Faculdade Sesi de Educação em São Paulo, Campinas e Sorocaba, terá duração de 18 meses (360 horas) e começará em setembro.
As aulas serão presenciais e o currículo está dividido da seguinte forma: 60% serão dedicados ao aprofundamento em Matemática e suas metodologias de ensino, 20% focarão em conhecimentos pedagógicos gerais e os 20% restantes serão destinados ao planejamento, aplicação, avaliação prática e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Os interessados devem realizar o cadastro de manifestação de interesse na Secretaria Escolar Digital até 7 de agosto. As inscrições para o curso estarão abertas entre 29 de julho e 5 de agosto no site do Sesi-SP. Todas as informações sobre o curso podem ser consultadas no site da Efape.
A nova formação não apenas enriquecerá o conhecimento dos professores, mas também terá impacto direto em sua evolução na carreira. O curso será incluído no cálculo do processo de atribuição de aulas e classes, com pontuação equivalente ao do programa Multiplica SP. Além disso, o investimento do Sesi na formação dos docentes é de até R$ 500 milhões em um período de 10 anos.
Além disso, desde o início do ano letivo de 2024, as escolas da rede estadual ampliaram a carga horária dedicada ao ensino de matemática em 70%, incluindo também a educação financeira. Esta iniciativa visa proporcionar aos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio uma relação mais sólida com o dinheiro e um aprendizado mais eficaz de matemática.
Mais de um milhão de estudantes da rede estadual têm acesso semanal às aulas com material didático desenvolvido pela Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Educação de SP. Esta nova formação para os professores é mais um passo importante para garantir uma educação matemática de qualidade e prepará-los para os desafios da sala de aula.
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