O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lançou nesta semana o programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que oferece estágios remunerados
Douglas Terenciano Publicado em 04/10/2024, às 09h30 - Atualizado às 09h41
O Governador Tarcísio de Freitas lançou nesta semana o programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que oferece estágios remunerados na área de formação para alunos do ensino médio da rede pública estadual. A iniciativa visa fortalecer e ampliar o ensino profissionalizante no estado, além de combater a evasão escolar no último ciclo da educação básica e conectar o estudante ao mercado de trabalho. As informações são da Agência SP (Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo).
“No final das contas, o que queremos é fornecer ferramentas para que os jovens se desenvolvam. O programa Bolsa Estágio do ensino médio estabelece uma conexão com o mercado de trabalho, sendo fundamental para proporcionar a primeira experiência e garantir que a falta de experiência não seja uma barreira para o ingresso na vida profissional”, afirmou Tarcísio.
“Outra questão importante é o aumento do número de vagas no ensino profissionalizante. Nós buscamos alcançar o mesmo padrão dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), aproveitando nossa rede e tudo o que temos de melhor. E não vamos parar por aí. O que queremos é desenvolver as competências dos nossos jovens”, acrescentou o governador.
De acordo com o Governo SP, a partir da formalização do programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), a área técnica da Secretaria da Educação dará início à abertura de editais para parcerias com instituições e empresas privadas interessadas em receber os estudantes do programa. O valor da bolsa estágio é de até R$ 1 mil, a depender do curso de formação técnica profissional.
Todos os estudantes selecionados no programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) terão uma jornada de quatro horas de atividades de estágio diárias, com 20 horas semanais. O objetivo é que 5 mil alunos sejam beneficiados com o programa em 2025 e 30 mil até o final de 2026.
O programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) será pago pela Educação por um período de seis meses, assim como o seguro contra acidentes pessoais dos estudantes. As empresas parceiras serão responsáveis em fornecer auxílio-transporte aos estudantes e dispor de profissional que atuará como supervisor do estágio, com formação ou experiência na área de conhecimento do curso técnico da Seduc-SP. As empresas interessadas podem se inscrever no site: www.beem.sp.gov.br.
Após um período de estágio de seis meses no programa estadual, os estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter seus contratos de estágio e seus pagamentos efetivados pelas empresas parceiras. Mais informações podem ser obtidas no portal: www.beem.sp.gov.br.
estágiosO Governo de São Paulo conta com uma estrutura organizacional qualificada que, sob coordenação direta do governador do Estado, é responsável pelas políticas relacionadas aos diferentes setores da administração pública estadual.