Home office em horário alternativo: uma tendência possível no Brasil?

Entenda como os benefícios e os desafios de adotar um modelo de trabalho mais flexível permite aos profissionais escolherem um melhor horário para realizarem suas atividades

Victor Meira   Publicado em 26/12/2023, às 15h30

Freepik

O home office em horário alternativo é uma forma de trabalho que permite aos profissionais realizarem suas atividades em momentos diferentes do horário comercial tradicional. Essa prática pode ser motivada por diversos fatores, como a preferência pessoal, a conciliação com outras responsabilidades, a busca por um estilo de vida mais saudável ou a adaptação a diferentes fusos horários.

Nos Estados Unidos, uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford apontou que o número de pessoas praticando golfe de segunda a sexta-feira na parte da tarde aumentou 83% desde 2019. 

Os economistas responsáveis pelo estudo acreditam que é reflexo dos “novos” modelos de trabalho contribuindo para que americanos aproveitem o horário comercial para resolver burocracias e apostar em um estilo de vida mais ativo.

Como o mercado de trabalho brasileiro reage ao home office em horário alternativo?

No Brasil, a prática do home office em horário alternativo ainda é vista com desconfiança por muitas empresas e gestores. Apesar de 85,3% dos participantes de uma pesquisa recente realizada pelo Infojobs e Grupo TopRH afirmarem que aceitariam uma proposta de trabalho que tivesse mais dias remotos, o maior jobsite do país registra apenas 2,7% de vagas desse modelo. Os estados mais adeptos são São Paulo (54,8%), Rio de Janeiro (9,6%) e Rio Grande do Sul (7,9%).

“O mercado ainda não está totalmente adaptado às mudanças que a sociedade passou nos últimos anos. Oportunidades nem sempre alinhadas aos objetivos e, ouso dizer, necessidades dos talentos, é a prova disso. Mesmo empresas que oferecem o home office por entenderem os benefícios em termos de qualidade de vida ainda sofrem com gestões despreparadas. Sendo assim, os horários alternativos para executar as atividades profissionais ainda não são bem vistos - e as perspectivas disso não são as melhores”, afirma Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, HR Tech que desenvolve soluções para RH.

Quais são os benefícios e os desafios do home office em horário alternativo?

A flexibilidade com relação a horários de trabalho e lazer pode trazer diversos benefícios para os profissionais e para as empresas, como:

No entanto, o home office em horário alternativo também apresenta alguns desafios, como:

Como se preparar para o home office em horário alternativo?

Para que o home office em horário alternativo seja uma experiência positiva e produtiva, é preciso que os profissionais e as empresas se preparem para essa mudança. Algumas dicas são:

+++Acompanhe as principais informações sobre o mundo do trabalho no JC Concursos

Home Office
empregos estágios trainees