ICMBio abre processo seletivo com vagas no Rio para quem tem ensino fundamental incompleto

Processo seletivo ICMBio 2025 oferece vagas temporárias para atuar no Parque Nacional da Tijuca. Veja como se inscrever e quais são as etapas da seleção

Victor Meira   Publicado em 29/07/2025, às 17h56

Gabriel Schulz - ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está com novo processo seletivo simplificado aberto para quem tem ensino fundamental incompleto e quer ingressar no setor ambiental. A seleção oferece duas vagas para o cargo de Fiscal Ambiental – Nível II, com lotação no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

As vagas são temporárias, com contrato de 24 meses e possibilidade de encerramento conforme a conveniência da Administração Pública. Os aprovados receberão remuneração de R$ 2.277,00, equivalente a um salário mínimo e meio, além de auxílios legais.

Quem deseja concorrer ao processo seletivo ICMBio 2025 deve comparecer presencialmente a um dos dois endereços indicados no edital:

O prazo de inscrição vai de 4 a 15 de agosto, das 9h às 16h, exceto aos finais de semana. Para efetivar a candidatura, é necessário apresentar a ficha de inscrição preenchida e os documentos comprobatórios exigidos no edital.

Além das duas vagas imediatas, haverá formação de cadastro reserva com até seis vezes o número de oportunidades abertas.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira será o Teste de Aptidão Física (TAF), composto por corrida rústica, flexões de braço em solo e na barra fixa, além de abdominais no estilo remador. O objetivo é avaliar a resistência física, força e capacidade cardiorrespiratória dos candidatos.

A segunda etapa será uma análise curricular, que levará em consideração a experiência profissional, formação, cursos realizados e outras aptidões relacionadas à função.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Vagas temporárias ICMBio fiscal ambiental processo seletivo ICMBio Rio de Janeiro Perguntar ao ChatGPT Parque Nacional da Tijuca ensino fundamental incompleto
empregos vagas de emprego