Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem de 2015 e não ter tirado nota zero na redação. Na hora da inscrição, o estudante deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições
Douglas Terenciano Publicado em 01/06/2016, às 14h41
Seguem abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta edição vai oferecer 56.422 oportunidades em 65 instituições públicas do país.
Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem de 2015 e não ter tirado nota zero na redação. Na hora da inscrição, o estudante deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes.
O resultado da única chamada será divulgado no dia 6 de junho deste ano no site do Sisu e nas instituições de ensino superior. O aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição selecionado na chamada regular nos dias 10, 13 e 14 de junho. Haverá, ainda, a possibilidade de os participantes que não foram convocados para sua primeira opção participarem da lista de espera.
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota é apenas uma referência e não uma garantia de que o estudante será selecionado. Até o fim do período de inscrição, o candidato pode mudar de opção de curso.
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 2 de junho no site http://sisu.mec.gov.br.
Criado em 2009, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar novos estudantes de cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. O sistema usa as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para determinar quais candidatos terão direito às vagas.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma digital no ar desde janeiro de 2010 sendo desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscreverem nas instituições de ensino superior que aderiram totalmente ou parcialmente, com uma certa porcentagem de suas vagas, à nota do Enem como forma de ingresso, em substituição ao vestibular.