O Instituto Capim Santo está com inscrições abertas para o curso gratuito de gastronomia social e sustentável, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais sobre essa oportunidade
Victor Meira Publicado em 19/07/2024, às 11h51
O Instituto Capim Santo anunciou a abertura de inscrições para uma nova turma do curso de formação em gastronomia social e sustentável em São Paulo. O curso, chamado Cozinha do Amanhã, é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até agora, o programa já formou mais de 7.500 alunos em São Paulo, Itacaré, Salvador, Trancoso e no Rio de Janeiro.
Nesta edição, o curso conta com o apoio do Instituto Bia Rabinovich, que apoia profissionais, instituições e projetos no segmento de formação e qualificação profissional em gastronomia de forma filantrópica. As aulas serão realizadas no complexo gastronômico da Universidade Anhembi Morumbi da Mooca.
Com 13 anos de existência, o Cozinha do Amanhã promove uma rica troca de experiências entre alunos, professores e a gastronomia brasileira. O curso oferece 200 horas de aulas práticas e teóricas, que vão desde as técnicas mais básicas em gastronomia até algumas mais avançadas, incluindo a produção de pratos regionais complexos.
O curso tem um forte foco na sustentabilidade, priorizando o controle dos resíduos produzidos em aula, o uso integral dos ingredientes e o desperdício zero de alimentos. Além disso, os alunos desenvolvem competências e habilidades importantes para o mundo do trabalho em gastronomia, como postura profissional, boas práticas de manipulação de alimentos e valorização de ingredientes locais. Com essas habilidades, os novos cozinheiros estão prontos para trabalhar na área de gastronomia, contribuindo para a luta do Instituto Capim Santo contra as desigualdades sociais e pela garantia de condições dignas de vida e trabalho.
Acompanhando a evolução dos alunos e o impacto social do curso, cerca de 80% dos formandos seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários ou empreendedores.
As inscrições estão abertas até o dia 19 de julho e podem ser realizadas através do site do Instituto Capim Santo: https://institutocapimsanto.org.br/portfolio-items/cozinha-do-amanha/.
Criado em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso, Salvador e Itacaré, a organização já formou mais de 7500 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. A organização também atua em parceria com outras ONGs para mitigar a fome, tendo distribuído mais de 750 mil marmitas até o momento.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos estágios trainees