As vagas são destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino
Douglas Terenciano Publicado em 30/01/2023, às 14h51 - Atualizado às 14h51
O Instituto PROA, abriu inscrições para sua preparação on-line e gratuita para o mercado de trabalho. São 13 mil vagas de capacitação profissional para todo o estado de São Paulo, dirigidas a jovens de 17 a 22 anos que concluíram o ensino médio em escolas públicas. O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA está aberto até o dia 8 de maio.
O curso tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.
Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Varejo (com a Fundação Casas Bahia), UX Design (com a Accenture) e Promoção de Marcas (com a BRF). Este ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.
A Plataforma PROA oferece 7h30 de aulas por semana, cerca de 1h30 por dia, e o aluno poderá estudar e fazer as atividades propostas nos horários que achar mais conveniente. Há, também, os encontros semanais mediados por tutores, com 1h30 de duração às quartas-feiras e diversas opções de horários. Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.
“O curso da Plataforma PROA me ajudou a me conhecer e conhecer o mercado de trabalho. Hoje eu estou na Neon com muita alegria de participar do primeiro projeto jovem aprendiz da empresa, é um orgulho imenso”, afirma Beatriz Silva Santos - Jovem Aprendiz na Neon e ex-PROANE.
O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA está aberto até o dia 8 de maio. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e Análise de Perfil e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso.
“Nosso trabalho está focado na formação desses jovens para o mercado de trabalho, sabemos o quanto esses jovens sofrem com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete na busca pelo primeiro emprego, estamos oferecendo qualificação e oportunidades reais. Esse é o nosso comprometimento”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
empregosO Instituto PROA nasceu em 2007 com o objetivo de criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens de baixa renda vindos de escola pública, ajudando-os a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias e ingressarem no mercado de trabalho. De lá para cá o PROA já formou mais de 10.000 jovens e hoje atua nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco com dois principais projetos: o curso PROPROFISSÃO e a Plataforma PROA.