O Instituto PROA abre vagas de capacitação profissional e programação para jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho
Victoria Batalha Publicado em 05/09/2022, às 08h28
O Instituto PROA, ONG que tem o compromisso em criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, abriu 150 vagas para cursos de capacitação profissional. O instituto informa que já capacitou mais de 10.000 jovens e cerca de 90% daqueles que concluíram o curso no primeiro semestre de 2021 já estão empregados em grandes empresas.
A jovem Isabelle Victoria Pereira se formou no último semestre e atualmente está cursando análise e desenvolvimento de sistemas na FIAP. Para ela, existe um divisor em sua vida, o antes e depois de participar do Instituto PROA e ter participado do PROPROFISSÃO. “Antes do PROA me sentia completamente perdida quanto ao meu futuro, hoje me sinto uma pessoa preparada para ingressar no mercado de trabalho e, graças a essa grande oportunidade, eu consegui me preparar para os processos seletivos e atualmente sou estagiária na área de Gestão de Projetos de TI.”, completa.
Segundo a CEO do PROA, Alini Dal’Magro, os cursos técnicos são um bom caminho para quem deseja iniciar a vida profissional e se aliar às oportunidades de emprego da iniciativa privada. “Queremos impulsionar esses jovens para essas oportunidades. A área de programação está muito aquecida e estamos felizes em formar esses futuros profissionais. As turmas anteriores foram um sucesso, com centenas de jovens empregados com excelentes salários e conquistando o tão sonhado êxito profissional, isso nos deixa cheios de orgulho e confiantes que estamos no caminho certo.”, explica Aline.
Jovens que tenham entre 17 a 22 anos, que estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído o 3º ano na rede pública e que residam em cidades da Grande São Paulo.
As inscrições estarão abertas até o dia 10 de novembro de 2022 e podem ser feitas pelo site do PROA. Os jovens selecionados irão receber notebook, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo o suporte necessário para acompanharem as aulas que acontecerão de segunda a sexta-feira durante o turno da manhã, das 9h às 13h, e durante o turno da tarde, das 14h às 18h. O curso acontece de maneira semipresencial, sendo às segundas, quartas e sextas-feiras de maneira remota e nas terças e quintas-feiras presencial, no Senac Lapa Tito, que fica na rua Tito, nº 54, na Vila Romana, em São Paulo.
O Instituto PROA nasceu em 2007 com o objetivo de criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens de baixa renda vindos de escola pública, ajudando-os a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias e ingressarem no mercado de trabalho. De lá para cá o PROA já formou mais de 10.000 jovens e hoje atua nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco com dois principais projetos: o curso PROPROFISSÃO e a Plataforma PROA.