Os interessados nos cursos do Instituto da Oportunidade Social (IOS) devem cursar ou ter concluído o ensino médio na rede pública
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 01/07/2022, às 10h33 - Atualizado em 06/07/2022, às 08h14
O Instituto da Oportunidade Social (IOS) abriu 600 vagas para os cursos de formação profissional em Tecnologia e Administração, totalmente gratuitos. Jovens com idade entre 15 e 29 anos e pessoas com deficiência com idade acima de 16 anos (sem limite de idade) podem se inscrever até 1º de agosto. É necessário que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio na rede pública. Os cursos são semestrais e não é preciso ter conhecimento prévio.
O IOS também abriu mais de 500 vagas para os cursos nas unidades do Rio Janeiro, Belo Horizonte e Joinville. Além do conteúdo técnico, os cursos também incluem aulas de Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). O diferencial é trazer para aluno conceitos e práticas de vivência corporativa, para que eles aprendam a elaborar desde e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão do negócio até mesmo desenvolver o briefing de um produto.
Gestão Empresarial - Forma profissionais para atuar em áreas administrativas. O curso tem formato presencial nas unidades de São Paulo (Itaquera e Santana) e Diadema (15 a 17 anos). O curso também está disponível no formato 100% on-line na unidade Santana para jovens de 15 a 29 anos.
Fluência Digital - Forma profissionais aptos a desenvolver tarefas que utilizem a informática como principal ferramenta, assim como terão conhecimento das metodologias ágeis e suas aplicações. O curso é no formato presencial, disponível nas unidades de Santana (15 a 29 anos) e Jardim Ângela (15 a 17 anos).
Programação Web - Forma profissionais aptos a desenvolver sites, tendo condições plenas de aprender novas linguagens e se desenvolver ainda mais na profissão. Disponível para jovens de 15 a 29 anos, no formato presencial, nas unidades de Santana e Santo Amaro.
Tecnologia e Cultura Digital - Forma profissionais para atuar com programação, utilização de softwares, comunicação, redes sociais e expressões artísticas. Disponível para jovens de 16 a 29 anos nas unidades de Santana e Jd. Ângela.
Suporte em TI - São abordados nesta formação os conteúdos de tecnologia, informática, sistemas operacionais, instalações e reparos. Estão inclusos na formação os conteúdos de comunicação e expressão, cálculo matemático, comportamento, cidadania e empregabilidade. O curso é no formato presencial e está disponível para jovens de 15 a 29 anos na unidade Santana.
Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca durante 3 anos após a formação do aluno, vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização.
O IOS já formou mais de 42 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, e ajudou a empregar cerca de 70% desse total, ampliando a renda dessas famílias em até 54%.
É necessário que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio na rede pública. Os cursos são semestrais e não é preciso ter conhecimento prévio. As inscrições vão até 1 de agosto e devem ser realizadas no site do IOS: https://ios.org.br/inscricao. Confira as unidades do IOS na Grande São Paulo:
O IOS (Instituto da Oportunidade Social) desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. "Administração" e "Tecnologia" compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação), o IOS já formou mais de 34 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora - além da Brasilprev, Instituto Center Norte, Dell, Deloitte, Edenred – Ticket, Fundação Bene ficente Elidas Gliksmanis, Hyundai, IBM, JP Morgan Chase Foundation, McDonald´s, Microsoft, Zendesk, entre outras.