São oferecidos no Metrô SP os serviços de incentivo à empregabilidade e geração de renda, com atendentes a postos para tirar dúvidas e orientar trabalhadores
Douglas Terenciano Publicado em 02/01/2023, às 08h59 - Atualizado às 09h03
Durante a primeira semana de janeiro de 2023, o Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) inicia a agenda de ações no Metrô SP. As unidades móveis estarão, em dias específicos, prestando atendimento ao público geral em estações das linhas 1 (Azul), 2 (Verde) e 3 (Vermelha). São oferecidos serviços de incentivo à empregabilidade e geração de renda, com atendentes a postos para tirar dúvidas, orientar sobre os programas e oportunidades disponíveis e realizar inscrições.
Além disso, quem atua com um negócio próprio ou deseja iniciar no empreendedorismo conta também com o apoio da Ade Sampa, agência ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo.
“O início do ano é um período crucial para apoiar a população paulistana na busca por emprego, na construção da carreira ou no desenvolvimento do próprio negócio. Tem muitas oportunidades e muitas pessoas motivadas querendo agarrar essas chances. Com o Cate Móvel no Metrô, facilitamos e ampliamos o acesso aos nossos serviços”, diz a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Nos dias 4 e 5 de janeiro, o atendimento ocorre na estação Vila Madalena, da linha 2 (Verde); em 11 e 12 de janeiro, no Tucuruvi, linha 1 (Azul); em 26 e 27 de janeiro, na Ana Rosa, também da linha 1 (Azul); e, por último, nos dias 30 e 31 do mês, o Cate estará na Guilhermina Esperança, linha 3 (Vermelha). Todos os dias, o horário é das 9h às 15h. Para a maior parte dos serviços, é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho (que pode ser a digital).
Entre os serviços oferecidos pelo Cate Móvel estão o encaminhamento para processos seletivos de vagas de emprego, inscrição em cursos e programas promovidos pela secretaria, além de orientação especializada sobre o mundo do trabalho e empreendedorismo. Nas estações, também estará presente a Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), com um atendimento focado em empreendedores, cursos voltados ao desenvolvimento de negócios e suporte ao MEI (Microempreendedor Individual). Além da formalização, poderá ser realizada a regularização de dívidas do MEI, declaração anual e informações sobre solicitação de microcrédito.
Cate Móvel e Ade Sampa na estação Vila Madalena
Cate Móvel e Ade Sampa na estação Tucuruvi
Cate Móvel e Ade Sampa na estação Ana Rosa
Cate Móvel e Ade Sampa na estação Guilhermina Esperança
O Cate é um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, que intermedia processos seletivos, realiza instrução do trabalhador, orientação sobre o mundo do trabalho, dicas de como se portar em entrevistas e a redigir um bom currículo. Para os empreendedores, ou aqueles que pretendem ter o próprio negócio, também são disponibilizados diversos programas, oportunidades e inclusive a possibilidade de formalização como MEI (Microempreendedor Individual). É oferecida, além disso, uma variada gama de cursos de capacitação e qualificação em diversas áreas de atuação, incluindo artesanato, estética, gastronomia, gestão e tecnologia. Todos os serviços são gratuitos pelo Portal Cate e outros programas da Prefeitura SP. Mais informações podem ser obtidas no site www.cate.prefeitura.sp.gov.br.
empregos vagas de empregoO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.