LinkedIn aponta que 10% dos contratados em 2024 têm cargos que não existiam em 2000

Segundo pesquisa do LinkedIn, 10% dos profissionais contratados em 2024 ocupam cargos que não existiam em 2000, como Cientista de Dados e Engenheiro de IA

Victor Meira   Publicado em 31/10/2024, às 10h47

Divulgação

Uma nova pesquisa do LinkedIn revelou que 10% dos trabalhadores contratados em 2024 ao redor do mundo ocupam cargos que não existiam em 2000. Entre essas novas funções estão Cientista de Dados, Gerente de Sustentabilidade e Engenheiro de IA.

O levantamento destaca como o mercado de trabalho mudou significativamente nos últimos anos, impulsionado por novas políticas de trabalho remoto, avanços tecnológicos e um maior foco em sustentabilidade. O estudo mostrou que 87% dos líderes empresariais brasileiros concordam que o ritmo das mudanças no trabalho está acelerado. 

Globalmente, espera-se que as competências necessárias para os cargos mudem 70% até 2030, sendo que no Brasil esse número é ainda maior, chegando a 75%.

Os líderes brasileiros entrevistados indicaram que, para 2025, suas organizações estão focadas principalmente em:

O estudo também revela que 92% das lideranças empresariais no Brasil reconhecem o potencial transformador da IA Generativa, mencionando diversas formas como a tecnologia pode beneficiar suas equipes. No entanto, apenas 9% afirmam que suas organizações estão liderando a adoção da IA, sinalizando uma oportunidade significativa para empresas que estão atentas às mudanças.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Mercado de Trabalho
empregos vagas de estágio