Mais de 74 mil mulheres no mercado em 2007

No ano passado, a Organização Gelre, empresa especializada em relações humanas no trabalho, empregou 74,5 mil

Redação   Publicado em 11/03/2008, às 10h23

No ano passado, a Organização Gelre, empresa especializada em relações humanas no trabalho, empregou 74,5 mil mulheres em empresas de várias regiões do Brasil em regimes temporários, terceirizados, estagiários e safristas (prestam serviço a empregadores rurais).

Este resultado é um reflexo do que vem acontecendo no mercado, que está obtendo um aumento global de mulheres trabalhando no país, volume que cresce consideravelmente a cada ano.

A partir da década de 70 até os dias atuais, a participação feminina no mercado de trabalho tem apresentado um aumento significativo. Em 1970, para se ter idéia, apenas 18% das mulheres brasileiras trabalhava fora de casa. Em 2007, mais da metade encontram-se em atividades profissionais.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres alcançam cargos de comando mais rapidamente que os homens. Em média, chegam a esses cargos com 33,7 anos de idade, ante 38,4 anos para os homens, segundo estudo do instituto.

Apesar de grandes conquistas, as mulheres ainda possuem salários inferiores aos dos homens, mesmo com mais tempo de estudo. Também de acordo com o IBGE, 35,4% das mulheres ocupadas têm 11 ou mais anos de estudo, contra 24,8% dos homens nesta condição. E o salário médio das mulheres com mais de 11 anos de estudo equivale a 57,1% do dos homens.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado, dia 8 de março, é um marco para mostrar toda essa conquista da mulher no mercado de trabalho, especialmente no Brasil.

A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho.

As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e na indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos, ocorrido exatamente em 8 de março de 1857, em Nova Iorque (EUA). Elas reclamavam das más condições de trabalho e reduzidos salários.

Rogerio Jovaneli

Sobre Gelre - Gelre

Fundada em 1963 em São Paulo, a Gelre atua oferecendo soluções em relações humanas no trabalho e, através de suas coligadas, torna as atividades das empresas mais simples, rápidas e produtivas, ficando responsável por executar as tarefas de recrutamento, seleção e administração de profissionais qualificados e prontos para atender às necessidades, sob regime jurídico mais adequado à circunstância: temporário, terceirizados (CLT) e estagiário.