Malha fina do IR: Receita libera consulta; Veja agora se você vai receber restituição

Consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda já está disponível! Veja quem tem direito à restituição, como verificar e o prazo para o pagamento

Victor Meira   Publicado em 22/11/2024, às 09h47

Divulgação

A Receita Federal disponibilizou, nesta sexta-feira (22), a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda de novembro. Cerca de 221,6 mil contribuintes, que regularizaram pendências com o Fisco, poderão verificar se têm direito à restituição. No total, serão pagos R$ 558,8 milhões, contemplando também valores residuais de anos anteriores.

Entre os beneficiados, R$ 306,9 milhões são destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo idosos, pessoas com deficiência e, excepcionalmente, moradores do Rio Grande do Sul devido às enchentes ocorridas este ano.

Quem tem direito à restituição?

Os grupos prioritários foram definidos da seguinte forma:

Além disso, 73.151 contribuintes não prioritários, que corrigiram pendências recentemente, também foram incluídos no lote.

Como consultar a restituição?

Para saber se você está entre os beneficiados, basta acessar o site da Receita Federal:

  1. Entre na seção “Meu Imposto de Renda”.
  2. Clique em “Consultar a Restituição”.

A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets.

Pagamento e problemas com depósito

O pagamento das restituições será efetuado em 29 de novembro, diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR.

Caso o valor não seja depositado, como em situações de contas desativadas, o contribuinte poderá resgatar o montante no Banco do Brasil por até um ano. Para isso, é possível:

Após esse prazo, será necessário solicitar o valor diretamente no Portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Caiu na Malha Fina? ainda dá tempo!

Se sua restituição não foi liberada, pode haver pendências em sua declaração. Acesse o e-CAC e verifique o extrato do IR. Corrija eventuais inconsistências enviando uma declaração retificadora e fique atento aos próximos lotes de restituição.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Malha fina restituição do imposto de renda
empregos trainees