Manacapuru/AM retifica edital com 30 vagas de agente

O local de inscrição foi alterado, assim como os requisitos mínimos exigidos. Confira os detalhes na matéria!

Douglas Terenciano   Publicado em 30/10/2015, às 10h19

A Prefeitura Municipal de Manacapuru, cidade localizada no interior do Estado do Amazonas, a cerca de 99,8 km da capital Manaus, publicou retificação de seu processo seletivo simplificado que visa ao preenchimento de 30 vagas temporárias. O local de inscrição foi alterado, assim como os requisitos mínimos exigidos. Confira os detalhes a seguir!

Do total de oportunidades, 15 são para início imediato e outras 15 para formação de cadastro reserva, na carreira de agente municipal de trânsito. Podem se inscrever candidatos que tenham ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “A” e “B” e que não possuam antecedentes criminais. Além disso, é preciso ter disponibilidade para trabalhar por 40 horas semanais, podendo exigir escalas de plantão conforme a necessidade do Instituto Municipal de Engenharia, Fiscalização, Segurança e Educação do Trânsito e Transporte de Manacapuru (Intrans). O salário oferecido é de R$ 1.200.

Atribuições

Os selecionados serão responsáveis por percorrer as vias sob sua responsabilidade, verificando se há, nas redondezas, telefones, pronto-socorro, delegacia e farmácias, para serem acessados em casos de transtornos ou acidentes de trânsito; verificar as condições do trânsito, examinando o estado de conservação dos semáforos, cruzamentos, faixas de pedestres e locais de estacionamento proibido, para solicitar conserto e tomar outras medidas adequadas a cada caso; dirigir o trânsito, guiando-se pela sinalização do semáforo e valendo-se da gesticulação e apito, para evitar congestionamentos e acidentes; fiscalizar a utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios para condução de motocicletas; entre outras tarefas.

Saiba mais

O processo seletivo consistirá em análise curricular e avaliação de títulos, em que candidatos com curso nas áreas de fiscalização e coordenação de trânsito ganharão até quatro pontos na média final de classificação.

Os interessados devem se inscrever entre os dias 4 e 5 de novembro na Secretaria Municipal de Educação (Semed), que fica na avenida Boulevard Pedro Rates de Oliveira, nº 753, das 9h às 16h. Não será cobrada taxa de participação.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.