As vagas são para alunos de níveis médio e superior em diversas localidades do Brasil. As inscrições seguem até o dia 2 de agosto no site do CIEE
Douglas Terenciano Publicado em 14/07/2015, às 11h04
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou edital de processo seletivo para credenciamento de estagiários de níveis médio e superior em diversas áreas do conhecimento. O órgão formará cadastro reserva em todas as regiões do país.
Além de estudantes do ensino médio regular, o órgão seleciona universitários matriculados nos cursos de administração de empresas, agronomia, arquitetura, arquivologia, biologia, ciência da computação, ciência socioambientais, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, contabilidade, direito, economia, educação física, engenharia agronômica, engenharia alimentícia, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de produção, engenharia florestal, engenharia química, estatística, farmácia, geografia, gestão de agronegócio, gestão publica, jornalismo, letras, logística, medicina veterinária, nutrição, psicologia, química, química industrial, recursos humanos, relações internacionais, secretariado, serviço social, sistema da informação, sociologia, tecnologia da informação e zootecnia.
Podem concorrer alunos que estejam cursando, no mínimo, o primeiro ano do nível médio, ou período equivalente a 50% do curso de ensino superior em escolas e/ou universidades oficiais ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Quando convocação, os estudantes devem ter idade mínima de 16 anos.
A remuneração oferecida varia de R$ 203 a R$ 520, conforme o nível de escolaridade e carga horária, que pode ser de 20h ou 30h semanais.
As oportunidades estão distribuídas nos Estados de São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Acre, Piauí, Alagoas, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Amapá, Santa Catarina, Espírito Santo, Sergipe, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Pará, além do Distrito Federal.
Ficam asseguradas 10% das colocações para estudantes com deficiência, cujas as atribuições do estágio sejam compatíveis com a sua necessidade. No momento da inscrição, o candidato deverá apresentar o laudo médico emitido nos últimos 12 meses.
O processo seletivo consistirá em avaliação on-line, que estará disponível durante o período de 27 de julho até o dia 2 de agosto, no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Os candidatos terão 2 minutos para responder cada uma das 30 questões, divididas entre os temas de língua portuguesa (10), informática (10) e conhecimentos gerais (10), sendo quatro delas relacionadas à temática de agricultura, pecuária e abastecimento.
Em caso de empate, a preferência será por candidatos contemplados pelo ProUni ou Fies; melhor resultado no teste de língua portuguesa; melhor resultado em informática; e candidatos com maior idade. Os aprovados serão convocados conforme a demanda de cada unidade do Mapa.
Os interessados em participar do processo seletivo devem efetuar inscrições no prazo de 16 de julho a 2 de agosto, exclusivamente no site www.ciee.org.br, acessando a aba “Estudantes” e clicando no logotipo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Após todas as etapas de inscrição, o candidato já estará apto a iniciar o exame virtual.
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.