Entre as principais mudanças, é que neste ano, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro
Douglas Terenciano Publicado em 09/03/2017, às 14h53
O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira,dia 9, uma série de novidades na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as principais mudanças, é que neste ano, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro. Nas edições anteriores, os exames eram realizados durante um final de semana, sendo uma avaliação no sábado e outra no domingo.
Ainda de acordo com o MEC, a decisão de alterar o esquema de datas do Enem foi tomada após a realização da consulta pública sobre o exame, entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Dos mais de 600 mil participantes, 63,70% votaram que o Enem deveria ocorrer em dois dias e 36,30%opinaram que deveria ser aplicado em um dia só.
Ordem das provas
Redação, linguagens e ciências humanas serão os temas do primeiro dia, com duração de cinco horas e meia de prova. Uma semana depois será feita a prova de matemáticas e ciências da natureza, com quatro horas e meia para realização.
Confira as demais mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação:
- Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas
- Não serão divulgados dados do Enem por escola
- Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada
- Enem não valerá como certificado do ensino médio
- Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição
- MEC diz que estudantes recusaram, em consulta pública, possibilidade de fazer a prova no computador
Inscrições
A previsão é de que o edital seja publicado no dia 10 de abril e as inscrições para o Enem 2017 ficarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio.
O MEC informa que continuarão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio de escolas públicas, os candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aqueles que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral de escola privada. A novidade do Enem 2017 é que passam a ser isentos também aqueles que tiverem cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que reúne famílias em situação de pobreza e pobreza extrema.
Os resultados do Enem 2017 serão divulgados em 19 de janeiro de 2018. Os candidatos continuarão podendo acessar o resultado por área de conhecimento e o desempenho individual.