Em maio, 72,9% das novas empresas no Brasil foram MEIs, segundo a Serasa Experian. Descubra os motivos por trás dessa popularidade e os dados detalhados por segmento e estado
Victor Meira Publicado em 23/08/2024, às 09h03
O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou que, em maio deste ano, 362.805 novos negócios foram criados no Brasil. Dentre eles, os Microempreendedores Individuais (MEIs) representaram a fatia mais expressiva, com 264.407 novas empresas, o que equivale a 72,9% do total.
Segundo o economista da datatech Luiz Rabi, “essa é uma natureza jurídica muito popular porque, além do custo reduzido para dar início ao empreendimento, outros fatores como declarações e tributos simplificados, incentivo às linhas de crédito e benefícios previdenciários, tornam a opção bastante atrativa para aqueles que estão começando no mundo dos negócios”.
A análise por segmento mostrou que o setor de “Serviços” foi o que mais registrou criação de empresas em maio, representando 73,4% do total, seguido pelo “Comércio”, com 19,3%.
Na visão por Unidades Federativas (UFs), São Paulo liderou o ranking com 111.572 novas empresas. Em segundo lugar, ficou Minas Gerais, com 38.362, seguido pelo Rio de Janeiro, com 30.456, e Paraná, com 25.605.
Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são variados: abrir o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou realizar investimentos e melhorias.
+Vagas para trabalhar nos trens de SP: confira os detalhes do novo processo seletivo
A Serasa Experian é a primeira e maior Datatech do Brasil, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos estágios trainees