A ação é realizada em parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) e Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa)
Douglas Terenciano Publicado em 19/02/2024, às 09h28 - Atualizado às 09h31
Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, das 9h às 15h, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Sul, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), promoverá um mutirão de empregabilidade em sua sede, localizada na zona sul da capital. A ação é realizada em parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) e Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa).
A iniciativa do Centro de Integração da Cidadania contará com encaminhamentos para processos seletivos, orientação sobre a carteira de trabalho digital, orientação sobre o portal Cate, declaração anual do MEI, orientação de como obter microcrédito, regularização de dívidas do MEI, orientação sobre empreendedorismo e sobre como se tornar MEI.
O evento do Centro de Integração da Cidadania será realizado entre os dias 20, 21 e 22 de fevereiro, das 9h às 15h, na rua José Manoel Camisa Nova, 100, no Jardim Leticia. Veja a localização no link: https://goo.gl/maps/iMLhzxWyj3MpMpwz8.
Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de emprego oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.
A principal recomendação para o candidato é apresentar-se de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando seus objetivos profissionais. Geralmente, as companhias esperam que o postulante possua as competências para a vaga solicitada e, é no momento da entrevista, que essa qualificação será avaliada.
Antes da entrevista, a dica é pesquisar sobre as missões e valores da empresa e fazer uma lista de perguntas que poderão ser feitas pelo entrevistador para tentar respondê-las. Outro ponto determinante é relacionar seus pontos fortes e fracos, procurando soluções para minimizar os desfavoráveis. Além disso, é fundamental buscar informações sobre a vestimenta adequada para o ambiente em questão e o acesso ao local da entrevista, evitando chegar atrasado.
Na hora da entrevista, seja transparente e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Tente apontar os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo desejado, sem exceder quanto ao seu potencial. Também é importante evitar falar mal da empresa ou dos colegas com quem trabalha ou trabalhou e, em hipótese alguma, coloque no currículo ou crie histórias que não poderão ser comprovadas.
empregos vagas de empregoO Centro de Integração da Cidadania é um programa do Governo do Estado de São Paulo, nos termos do Decreto nº 46.000, de 15/08/2001, que tem como especificidade a integração de diversos órgãos públicos e organizações não governamentais em um único espaço, tais como: Defensoria Pública, Polícia Civil, Fundação PROCON e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O Programa tem como missão “promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça”, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.
O programa é desenvolvido pela Coordenação de Integração da Cidadania, da Secretaria da Justiça e Cidadania. O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado.
Nas Unidades CIC, a população tem acesso a serviços públicos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local. Nas unidades também são oferecidas palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, cursos profissionalizantes, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos e atividades educativas de promoção e conscientização na área de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.
Também são emitidos documentos pessoais, como: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, 2ª vias de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, além da promoção de cursos e eventos voltados para a promoção da cidadania, em parceria com diversos órgãos.
Entre os principais projetos, destacam-se o “Cidadania em Movimento”, o “Sabadania” e os “Casamentos Comunitários”, que fomentam ações de cidadania, cultura e lazer de forma itinerante. Todos os serviços e atividades oferecidos são gratuitos.