A Prefeitura de São Paulo faz mutirão de emprego exclusivo para beneficiárias do POT Mães Guardiãs
Douglas Terenciano Publicado em 06/02/2023, às 11h43 - Atualizado às 11h49
A Prefeitura SP realizará nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro a primeira etapa do Contrata SP – Mães Guardiãs. O mutirão de emprego tem a finalidade de aproximar as beneficiárias, que integram o Programa Operação Trabalho (POT), de empresas que estão com vagas abertas nos setores do comércio e serviços.
A participação será por meio de convocação realizada pela equipe do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) por SMS, e-mail e telefones fornecido pelas beneficiárias da ação. As pré-selecionadas serão encaminhadas, entre os meses de fevereiro e abril, para processos seletivos nas unidades Central e Interlagos do Cate e em quatro CEUs da Capital, que fiquem mais próximos às residências das participantes.
A Prefeitura SP informa que cerca de três mil mulheres que integram o POT Mães Guardiãs serão desligadas no próximo mês, depois de dois anos de atuação na rede municipal de ensino, realizando atividades de apoio nas escolas, junto aos alunos. Nesse período, além da atuação nas unidades escolares, as beneficiárias também tiveram acesso à qualificação profissional com ajuda de uma bolsa-auxílio.
“Estamos em contato com as empresas parceiras de nossas ações, além de terceirizadas que atuam junto à administração municipal para ampliar o número de vagas a ser disponibilizadas para as Mães Guardiãs. O programa foi planejado para oferecer qualificação profissional e geração de renda, por até dois anos, visando a volta ao mercado de trabalho. Vamos continuar dando o apoio necessário para que essas mulheres consigam se reinserir e poder dar tranquilidade aos familiares”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Durante o Contrata SP – Mães Guardiãs, as beneficiárias participarão de processos seletivos com a presença de equipes de recursos humanos de empresas participantes, permitindo que as candidatas possam contatar mais de uma empresa no mesmo dia e local. Simultaneamente serão oferecidas oficinas de preparação de currículo e mercado de trabalho, além de poder interagir com equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para a geração de renda.
O Programa Operação Trabalho (POT Mães Guardiãs), lançado em 2021 durante o período critico da pandemia, conta com cerca de quatro mil mulheres atualmente. A Prefeitura de São Paulo vai ampliar as vagas do programa para 5 mil, a partir de março. As funções também serão readequadas, direcionando as mães em ações de apoio à busca ativa dos estudantes da Rede Municipal.
O programa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Secretaria da Educação. As mulheres recebem bolsa-auxílio de R$ 1.386 para seis horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira.
As Mães Guardiãs realizarão, prioritariamente, ações voltadas para a proteção do direito à escolarização, como o apoio no acompanhamento da frequência escolar e as visitas domiciliares nos casos de frequência irregular. Além disso, irão colaborar para a boa convivência escolar dos estudantes, para o fortalecimento da atuação familiar, para a defesa dos direitos humanos e para o auxílio no cumprimento dos protocolos sanitários para a saúde coletiva.
Para fazer parte do POT é necessário ter entre 18 e 59 anos, ser moradora da capital, estar desempregada há mais de quatro meses, sem receber seguro-desemprego. Outras exigências são ter renda de até meio salário mínimo por pessoa da família e pertencer à comunidade escolar. As participantes receberão capacitação on-line pelo Portal do Cate e formação contínua sobre educação em diretos humanos pela Secretaria Municipal de Educação.
empregos vagas de empregoO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.