Novo Aripuanã/AM abre seleção para temporários

O objetivo da seleção é atender a demanda local de profissionais até a realização de concurso público

Douglas Terenciano   Publicado em 13/07/2015, às 11h34

A Prefeitura Municipal de Novo Aripuanã, cidade localizada na região sul do Estado do Amazonas, publicou edital de processo seletivo simplificado visando à contratação temporária de servidores para atuar na Secretaria de Educação. O objetivo da seleção é atender a demanda local de profissionais até a realização de concurso público.

Vagas

Há ofertas de trabalho para quem possui ensino superior completo nas carreiras de professor de educação infantil, professor de 1º ao 5º ano, professor do 6º ao 9º ano, pedagogo e nutricionista.

Trabalhadores que concluíram o ensino médio concorrem ao cargo de monitor infantil e, quem possui curso básico de informática, pode disputar o posto de auxiliar administrativo. A prefeitura ainda seleciona candidatos com ensino fundamental completo para as vagas de auxiliar de serviços gerais, merendeira e vigia. O número de oportunidades disponíveis não foi informado no edital.

As remunerações variam de R$ 1.073,52 a R$ 3.800, de acordo com a função pretendida. As jornadas semanais oscilam de 20 a 40 horas.

O processo seletivo consistirá em análise de currículos, em que candidatos com experiência profissional somarão até três pontos na avaliação final. Cursos profissionalizantes e de pós-graduação também terão pontuação extra de um e três pontos, respectivamente. Vale ressaltar que o resultado final da seleção é válido até 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogado caso a administração municipal julgue necessário.

Inscrições

Os interessados em participar do processo seletivo devem efetuar a inscrição no período de 22 a 24 de julho, no Centro Infantil Nossa Senhora de Lourdes, que fica na avenida 16 de Fevereiro, s/nº, no centro de Novo Aripuanã/AM. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. Não haverá cobrança de taxa de participação.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.