O Top Employers Institute certificou 71 empresas brasileiras como as melhores empregadores, com um aumento de 24,5% em relação ao ano anterior
Victor Meira Publicado em 19/01/2024, às 20h06
O Brasil tem cada vez mais empresas reconhecidas por serem melhores empregadores. É o que mostra o ranking do Top Employers Institute, uma empresa global de certificação que avalia as melhores práticas de recursos humanos das organizações.
Em 2024, o número de empresas brasileiras certificadas pelo Top Employers Institute foi de 71, um aumento de 24,5% em relação ao ano anterior, quando 57 empresas receberam o selo. O resultado nacional supera o de 2023, que já havia sido um recorde
As 71 empresas brasileiras certificadas fazem parte de um grupo de 2.200 organizações de 122 países que foram avaliadas pelo Top Employers Institute em 20 itens, entre eles estratégia, gestão de pessoas, liderança, sustentabilidade, RH digital, marca empregadora, carreira, onboarding, aprendizado, ética, engajamento e diversidade.
“Em 2023 já havíamos registrado um recorde, mas em 2024 os números brasileiros se superam, com 24,5% mais companhias conquistando a certificação”, afirma Gustavo Tavares, gerente regional para a América Latina do Top Employers Institute.
Segundo ele, o crescimento do número de empresas certificadas no Brasil reflete o compromisso das organizações com a valorização das pessoas, especialmente em um cenário de desafios impostos pela pandemia de Covid-19.
“O Top Employers Institute reconhece as empresas que colocam as pessoas no centro de suas estratégias de negócios, que investem em desenvolvimento, bem-estar, diversidade e inovação, e que se adaptam às mudanças com agilidade e resiliência”, diz Tavares.
Entre os itens avaliados pelo Top Employers Institute, o tópico “estratégia de negócios” representa compromisso prioritário para 85% das empresas certificadas no Brasil. “Desempenho” também tem alta pontuação (44%), assim como “ambiente de trabalho” (37%) e “liderança” (35%).
As 71 empresas brasileiras certificadas pelo Top Employers Institute em 2024 são:
18 empresas brasileiras figuram pela primeira vez em 2024 na lista do Top Employers Institute.
“No ano passado, a lista era composta por 10 companhias. No crescimento de 80% em 2024, observamos a consolidação do posicionamento de forma inédita destas empresas certificadas no Brasil entre os melhores empregadores do mundo”, afirma Gustavo Tavares.
Para o gerente regional, o crescimento expressivo de empresas certificadas pela primeira vez “reflete o cumprimento de exigentes padrões internacionais de compliance e governança, o que assegura a consistência e continuidade de seus processos internos”.
Entre as 18 organizações que figuram pela primeira vez na lista Top Employers, 67% se destacam pela estratégia de negócios; 56% pelo ambiente de trabalho; 50% pela liderança; e 39% pelo desempenho.
Veja a lista dos 18 Top Employers certificados no Brasil pela primeira vez:
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos estágios trainees