As vagas disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Hortolândia são para candidatos de diversas áreas. Os requisitos variam conforme o cargo
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 02/09/2021, às 09h29 - Atualizado às 09h41
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT Hortolândia), no interior do Estado de São Paulo, oferece 48 vagas de emprego em diversas funções, especialmente nas áreas de produção e operacional. Os requisitos exigidos variam conforme o cargo pretendido.
Neste momento, as vagas de emprego disponíveis no PAT Hortolândia são para os cargos de Auxiliar administrativo, Auxiliar de limpeza, Eletricista de manutenção industrial, Gerente de loja, Jardineiro (a), Técnico (a) em ar condicionado, Tratorista, Vendedor (a), entre outros. Os salários e os benefícios oferecidos variam de acordo com o cargo pretendido e vale destacar que para algumas vagas, os candidatos serão direcionados diretamente para a empresa contratante, que poderá fazer testes específicos e/ou entrevista.
Os interessados devem comparecer ao PAT Hortolândia para retirar a carta de encaminhamento para entrevistas. É necessário levar carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, cartão do PIS e comprovante de endereço. O posto fica dentro do Hortofácil, na rua Argolino de Moraes, nº 405, na Vila São Francisco. O atendimento é das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira.
Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de emprego oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.
A principal recomendação para o candidato é apresentar-se de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando seus objetivos profissionais. Geralmente, as companhias esperam que o postulante possua as competências para a vaga solicitada e, é no momento da entrevista, que essa qualificação será avaliada.
Antes da entrevista, a dica é pesquisar sobre as missões e valores da empresa e fazer uma lista de perguntas que poderão ser feitas pelo entrevistador para tentar respondê-las. Outro ponto determinante é relacionar seus pontos fortes e fracos, procurando soluções para minimizar os desfavoráveis. Além disso, é fundamental buscar informações sobre a vestimenta adequada para o ambiente em questão e o acesso ao local da entrevista, evitando chegar atrasado.
Na hora da entrevista, seja transparente e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Tente apontar os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo desejado, sem exceder quanto ao seu potencial. Também é importante evitar falar mal da empresa ou dos colegas com quem trabalha ou trabalhou e, em hipótese alguma, coloque no currículo ou crie histórias que não poderão ser comprovadas.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) é uma rede de atendimento do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que concentra serviços gratuitos à população em todas as regiões do Estado.
Os PATs têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego. Concentram os serviços prestados pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.
Nos PATs são oferecidos os serviços de intermediação de mão de obra, habilitação ao Seguro-Desemprego e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Nesses locais, as pessoas também podem se inscrever no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef), também gerenciados pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho.