O levantamento entrevistou 1.625 pessoas no segundo semestre de 2014.
Douglas Terenciano Publicado em 15/05/2015, às 13h37
De acordo com o levantamento feito pelo portal 99jobs.com, especializado em carreiras para jovens, 37,6% dos brasileiros relacionem o termo trabalho ao prazer, e, consequentemente, uma forma de expressão que contribui para a construção da identidade. A pesquisa entrevistou 1.625 pessoas no segundo semestre de 2014, em parceria com a Oficina da Estratégia.
Os dados ainda apontam que 38,5% dos respondentes disseram que o trabalho está ligado ao conceito de empregabilidade e um plano de carreira. Para 16,1% o trabalho é visto com uma relação de troca, motivada pelo interesse econômico. Já para 4,1% dos entrevistados, trabalho é uma forma de obtenção de satisfação por meio de objetos de consumo e para 3,5%, o trabalho está ligado a dever e obediência a normas.
Alexandre Pellaes, porta-voz da 99jobs.com, explica que os resultados mostram que a definição de trabalho está passando por uma grande transformação. Reforçando esta ideia, nota-se que na pesquisa, os entrevistados foram convidados a responder o que fariam se ganhassem na loteria e pudessem passar o resto da vida sem trabalhar. Apenas 5% afirmaram que parariam de trabalhar, enquanto 89% disseram que continuariam trabalhando normalmente, mas de forma diferente e 6% continuariam no mesmo emprego.