Por que as empresas precisam pensar em contratar profissionais idosos

A população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado e este motivo é primordial para empresas começarem a pensar na contratação de idosos

Victoria Batalha   Publicado em 03/10/2022, às 10h08 - Atualizado às 10h09

Freepik

A contratação de pessoas idosas é cercada de preconceito, mesmo que o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) preveja o estímulo à criação de programas profissionalizantes e a admissão de pessoas na terceira idade. Além disso, a falta de incentivos fiscais e programas sociais no Brasil são outros fatores que dificultam a contratação de pessoas idosas no país.

Porém, mesmo sem nenhuma legislação que incentive a contratação da terceira idade, segundo dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o número de pessoas com mais de 65 anos trabalhando com carteira assinada cresceu 43% entre os anos de 2013 e 2017. Número que vem subindo ainda mais, uma das causas é o envelhecimento da população.

Por que contratar profissionais idosos

A população brasileira vem envelhecendo e com isso, as empresas passaram a pensar nas vantagens em contratar pessoas na terceira idade. Profissionais na terceira idade são vistos tendo uma maior responsabilidade, organização, pontualidade e comprometimento. Além disso, é possível contar com a maior experiência profissional e de vida que esses profissionais mais velhos podem oferecer.

Com o objetivo de incentivar a contratação de idosos, foi apresentado no senado o Projeto de Lei nº 4890/2019, que tem como proposta a redução de impostos para empresas que contratem pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O projeto ainda está em tramitação e o último movimento foi feito em fevereiro de 2022, na qual a matéria foi retirada da pauta para ser reexaminada.

Já que não existem programas do governo que incentivam a contratação de pessoas mais velhas, empresas podem criar programas internos para isso. Como o caso da Vivo, Tim e Unilever. Em fevereiro deste ano, a Tim criou o programa TIM 50+, que tinha como objetivo a contratação de profissionais com idade acima dos 50 anos para as unidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Paraná. A Unilever também criou um programa interno com o mesmo objetivo de contratação de pessoas com mais de 50 anos.

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.