Ofertas para agente comunitário de saúde, auxiliar de laboratório, agente de endemias, técnico, cirurgião-dentista, psicólogo, assistente social, farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro e médico
Renan Abbade Publicado em 19/05/2014, às 13h00
Localizada a cerca de 1.500 km da capital amazonense, Manaus, a Prefeitura de Boca do Acre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inscreve para o processo seletivo que conta com um total de 195 oportunidades em todos os níveis de escolaridade. Também será formado cadastro reserva.
Candidatos que completaram o ensino fundamental podem se inscrever para agente comunitário de saúde (100) e auxiliar de laboratório (5).
No nível médio/técnico, as ofertas são para agente de endemias (30) e técnico em laboratório (5), higiene dental (5), prótese dentária (1), enfermagem (5) e radiologia (2).
Profissionais com formação superior escolhem entre as carreiras de cirurgião-dentista (5), psicólogo (2), assistente social (6), farmacêutico/bioquímico (5), fisioterapeuta (4), fonoaudiólogo (1), nutricionista (2), enfermeiro (8) e médico (9).
Os salários propostos estão na faixa de R$ 750 a R$ 12.000 para jornadas de trabalho entre 20 e 40 horas semanais.
Todos os contratos têm validade de um ano, podendo ser prorrogados.
As inscrições acontecem até as 17h do dia 30 de maio, na sede da Secretaria de Saúde, localizada na avenida Coronel Assunção Neto. s/nº, Platô do Piquiá. Não será cobrada taxa de inscrição.
O candidato deverá apresentar, juntamente com a ficha de inscrição, original e uma cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade; cadastro de pessoa física (CPF); certificado de escolaridade ou declaração (no caso de declaração, somente será válida no prazo de 90 dias, correspondente à função que concorrer); comprovante de residência; registro no conselho regional da profissão para as funções de níveis técnico e superior; título de eleitor; e currículo.
O processo seletivo será válido por um ano e também poderá ser prorrogado.
Confira mais detalhes no edital anexo ao lado.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.