As oportunidades da Prefeitura de Itaquaquecetuba são para estudantes dos ensinos médio regular, técnico e superior de diversas áreas
Douglas Terenciano Publicado em 29/03/2023, às 13h33 - Atualizado às 13h50
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo, em parceria com o Instituto de Talentos (Intal), abriu novo processo seletivo para preencher um total de 307 vagas de estágio na cidade. As oportunidades são para estudantes dos ensinos médio regular, técnico e superior de diversas áreas. O prazo de inscirções ficará aberto até o dia 23 de abril.
Podem se inscrever no processo seletivo da Prefeitura de Itaquaquecetuba os universitários das áreas de administração (25 vagas), análise de sistema (1), arquitetura e urbanismo (5), biologia (2), ciências contábeis (2), direito (25), engenharia civil (8), farmácia (5), gestão ambiental (5), gestão pública (3), jornalismo (1), nutrição (2), pedagogia (100), psicologia (40) e serviço social (24).
Também há oportunidades para alunos dos cursos técnicos em agricultura (4 vagas), técnico em biologia (2), técnico em nutricionista (2), tecnologia da informação (10), tecnólogo em agronegócio (1) e do ensino médio regular (40 vagas).
A carga horária é de 30 horas semanais, sendo 6 horas por dia, bolsa no valor de R$ 1.212 e vale-transporte de R$ 248,50 por mês. O processo seletivo da Prefeitura de Itaquaquecetuba será válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.
Vale destacar que serão asseguradas 10% das vagas para pessoas com deficiência e os interessados devem cursar do primeiro ao penúltimo semestre. Além disso, será permitida a inscrição por procuração mediante entrega do original do instrumento, acompanhado de cópias dos documentos de identidade do candidato e do procurador autenticadas.
Assim que for convocado, o candidato terá dois dias úteis para ir à Prefeitura de Itaquaquecetuba, localizada na avenida Vereador João Fernandes da Silva, nº 283, na Vila Virgínia, e apresentar cópias dos documentos de RG, CPF e comprovante de residência, além do currículo constando os dados pessoais e acadêmicos, atividades laborais ou de estágio e também do histórico escolar com o aproveitamento por disciplina.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba também informa que os estudantes convocados devem apresentar certidão de nascimento ou de casamento, conforme o caso, o comprovante de residência e a declaração de matrícula. Pessoas com deficiência devem apresentar o laudo médico com o CID (Classificação Internacional de Doenças).
Os interessados em participar do processo seletivo da Prefeitura de Itaquaquecetuba para vagas de estágio devem preencher formulário de cadastro. Vale ressaltar que a contratação obedecerá a ordem de classificação por curso. O não comparecimento dos convocados no prazo ou a falta de apresentação dos documentos implicam na perda do direito à vaga.
estágios vagas de estágioO Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.