Para participar da qualificação empreendedora - Mãos e Mentes Paulistanas é necessário criar um cadastro na plataforma para depois acessar os módulos disponíveis
Douglas Terenciano Publicado em 15/01/2024, às 09h34 - Atualizado às 09h40
A Prefeitura SP oferece nesta semana os cursos de Modelagem de negócios e Planejamento de coleção para os artesãos e manualista da Capital. Estes módulos fazem parte da qualificação empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da capital, promovendo acesso ao mercado e capacitação profissional.
Gratuito e on-line, o curso oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete módulos, divididos pelos temas: modelagem de negócio, desenvolvimento de coleção, planejamento de futuro, presença digital, planejamento financeiro, formalização e segurança no trabalho.
Durante a formação, o participante vai aprender a definir metas e objetivos, a organizar o setor financeiro e a produção artesanal, a comercializar em diversos canais de venda (offline e on-line), a estabelecer parcerias e a colocar preço em produtos artesanais.
De acorto com a Prefeitura SP, toda semana, alguns módulos serão liberados para participação. Cada módulo ficará aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados, serão abertos novamente em momento posterior. Nesta semana, os empreendedores poderão assistir às aulas de Modelagem de negócio e Planejamento de coleção.
Em “Modelagem de Negócio", o objetivo é apresentar uma ferramenta desenvolvida para o entendimento completo do empreendimento artesanal, que possibilita uma análise do seu negócio para obter melhores resultados e ajudar o artesão na tomada de decisão. Já em “Planejamento de Coleção”, o foco é entender como aplicar o conceito de coleção para o artesanato e quais técnicas usar para criar uma coleção no negócio artesanal.
Para participar, é necessário criar um cadastro na plataforma para depois acessar os módulos disponíveis. Os interessados podem fazer o cadastro pelo link quando preferirem, uma vez que o curso estará disponível continuamente com conteúdo sendo liberado toda semana. Não é necessário concluir um módulo anterior para acessar os próximos, todos são independentes entre si.
Ficou interessadis na qualificação empreendedora - Mãos e Mentes Paulistanas? Faça cadastro para os módulos abertos pelo site: https://pmmsp.eadplataforma.app/register. Confira a programação dos módulos em janeiro: 15 a 21 de janeiro - Modelagem de negócio e Planejamento de coleção; e 22 a 28 de janeiro - Planejamento de futuro e Presença digital.
empregosO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.