Durante o mês de janeiro de 2025 serão realizadas feiras em 16 pontos diferentes da cidade de São Paulo com mais de 230 vagas para os artesãos
Douglas Terenciano Publicado em 13/12/2024, às 10h51 - Atualizado às 10h56
A Prefeitura de São Paulo abriu as inscrições para artesãos e manualistas que queiram expor seus trabalhos nas feiras de janeiro do programa Mãos e Mentes Paulistanas. Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o projeto tem como objetivo apoiar artesãos e manualistas da cidade, oferecendo oportunidades de comercialização e qualificação profissional.
Durante o mês de janeiro serão realizadas feiras em 16 pontos diferentes da cidade com mais de 230 vagas para os artesãos credenciados no programa. Os interessados têm até o dia 20 de dezembro para fazer sua inscrição para as feiras do mês (clique aqui para se inscrever). A participação nas feiras é gratuita.
Para se candidatar, o empreendedor manual deve ser credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas; vender apenas peças feitas à mão pelo próprio artesão; possuir certificado de uma das turmas de 1 a 15 ou ter concluído os cursos “Modelagem de Negócios” e “Planejamento de Coleção” da qualificação empreendedora do programa e ainda ter a disponibilidade de estar presente no evento durante todo o período de realização.
A seleção para cada uma das ações é feita por meio sorteios ao vivo, transmitidos no canal do programa no YouTube. Empreendedores manuais interessados em participar das ações podem fazer o cadastro para se credenciar pelo link.
Ao longo do mês de janeiro, as feiras vão acontecer em 16 localidades de todas as regiões da capital, sendo: Sacolão da Freguesia do Ó, Largo do Clipper, Parque Toronto, Parque Anhanguera e Bairro de Santana (Zona Norte); Parque Jardim das Perdizes (Zona Oeste); Mercadão Municipal de São Miguel Paulista e Parque do Carmo (Zona Leste); Parque Severo Gomes e Parque Cordeiro - Martin Luther King (Zona Sul); e Praça da Sé, Praça Antônio Prado, Praça do Patriarca, Praça Ramos de Azevedo, Parque Buenos Aires e Bairro da Liberdade (Centro).
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com um programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da capital, o Mãos e Mentes Paulistanas.
Lançada em 2019, a iniciativa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade. O programa promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor de artesanato e manualidades, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e a geração de renda dos trabalhadores manuais.
O Mãos e Mentes atua por três eixos principais, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor; a promoção de cursos de capacitação empreendedora; e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado no programa.
empregosO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.