As feiras ocorrerão em 16 pontos diferentes da cidade e têm como objetivo fortalecer o setor e promover a geração de renda durante o período natalino
Douglas Terenciano Publicado em 28/11/2023, às 10h05
A Prefeitura SP, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abriu inscrições para 700 vagas para artesãos e manualistas que desejam comercializar e expor os seus produtos em toda a cidade durante o mês de dezembro. As feiras ocorrerão em 16 pontos diferentes da cidade e têm como objetivo fortalecer o setor e promover a geração de renda durante o período natalino.
De acordo com a Prefeitura SP, as ações são do Programa Municipal Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa de apoio ao artesanato e manualidades da cidade. Por meio do Mãos e Mentes Paulistanas, os artesãos e manualistas credenciados têm acesso à qualificação empreendedora, além de oportunidades de exposição, divulgação e comercialização de seus produtos.
A Prefeitura SP informa que nas feiras de artesanato do programa, os visitantes vão encontrar uma variedade de itens feitos à mão, como acessórios, vestuário, decoração e brinquedos, todos confeccionados por expositores credenciados no Mãos e Mentes Paulistanas.
“O período natalino é um dos que mais movimenta a economia e o turismo na cidade de São Paulo e não poderíamos deixar nossos artesãos de fora desta data. A Prefeitura de São Paulo teve um cuidado especial em selecionar diversos pontos para realização de feiras e eventos, para que assim possamos promover e fomentar a geração de renda dos empreendedores, além de oferecer variadas opções de presentes e lembrancinhas que podem ser adquiridas neste fim de ano”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Ao todo, são 16 localidades da cidade que irão receber os eventos de artesanato e manualidade em dezembro. No centro da cidade, as ações serão realizadas nas regiões da Freguesia do Ó, Centro, Vila Leopoldina, Penha, Itaquera, Paraíso, Bom Retiro, Perus, Granja Julieta e Higienópolis.
Os paulistanos também podem adquirir artigos produzidos por artesãos e manualistas do Mãos e Mentes Paulistanas nos pontos fixos de venda dos Shoppings Center Norte, Itaquera, Center 3 e Mercadão das Flores.
Os interessados devem acessar o link de inscrição no portal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que contém todos os locais, endereços dos eventos e o link direto de inscrições para cada região. As feiras ocorrerão em 16 pontos diferentes da cidade e têm como objetivo fortalecer o setor e promover a geração de renda durante o período natalino.
empregosO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.