Prefeitura SP abre mais de 6 mil vagas para curso gratuito em gastronomia

De acordo com a Prefeitura SP, a formação é voltada prioritariamente para cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica com foco na geração de renda

Douglas Terenciano   Publicado em 28/11/2022, às 07h59 - Atualizado às 08h05

Shutterstock

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura SP, oferece 6.080 vagas para capacitação voltada à área de gastronomia, por meio do programa Cozinha Escola. A formação é voltada, prioritariamente para cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica com foco na geração de renda.

Conforme dados do Observatório da Gastronomia, a cidade de São Paulo possui 23 mil estabelecimentos comerciais, sendo 9 mil restaurantes e similares, com mais de 50 tipos diferentes de cozinha. comprovando que a gastronomia é uma das grandes vocações da cidade, com muitas oportunidades.

Através destas formações, os alunos poderão melhorar sua condição financeira por meio de uma recolocação profissional, ou ainda como empreendedores.

As aulas acontecerão em 16 CEUs (Centros Educacionais Unificados): Parelheiros, Heliópolis, Campo Limpo e Navegantes, na zona sul; Jaguaré, Uirapuru, Pêra Marmelo e Vila Atlântica, na zona oeste; Aricanduva, Inácio Monteiro, Parque Veredas e Quinta do Sol, na zona leste; e Parque Anhanguera, Paz, Perus e Vila do Sol, na zona norte.

“O objetivo do Programa Cozinha Escola é utilizar cozinhas dos CEUs em todos os cantos da cidade, buscando facilitar o deslocamento dos interessados. Os cursos possuem curta duração a fim de que o participante, em pouco tempo, tenha capacidade de gerar renda”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

São 240 oficinas de 8 horas, 32 cursos de 20 horas e 32 cursos de 60 horas, com 18 temas que abrangem desde Cozinha Básica, Bolos e Confeitaria, Empreendedorismo na Cozinha, Pizza até Cozinha Vegetariana e Vegana, Tortas e Bolos, entre outros. Para participar o candidato precisa ter 18 anos. Jovens a partir de 16 poderão se inscrever apenas em atividades que não ofereçam risco e a escolaridade mínima é ensino fundamental em curso.

A primeira Oficina será no dia 12 de dezembro, no CEU Heliópolis. O tema será Comida de Boteco. “A Fundação Paulistana prima pela qualidade dos cursos, contratando via edital profissionais e instituições renomadas, reconhecidas no país inteiro. Nosso objetivo é levar cursos gratuitos a quem precisa, reduzir as desigualdades sociais e assim ajudar os alunos para que consigam gerar renda seja por meio do acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo de uma contratação formal, CLT, ou empreendendo”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Como se inscrever na Oficina Comida de Boteco

As inscrições para a Oficina Comida de Boteco devem ser efetuadas na secretaria do CEU Heliópolis, que fica na estrada das Lágrimas, n° 2.385, em São João Clímaco. O horário de atendimento é das das 9h às 16h e as inscrições vão até 12 de dezembro.

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura SP é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A Fundação é responsável pela qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 18 anos de existência.

empregos

Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer