Serão selecionados 50 artesãos e manualistas no processo seletivo da Prefeitura SP. Os selecionados vão trabalhar na Vila Leopoldina e na loja no Center 3
Douglas Terenciano Publicado em 08/04/2024, às 14h25 - Atualizado às 15h01
A Prefeitura de São Paulo recebe inscrições de artesãos e manualistas para comercializarem e divulgarem produtos manuais de produção própria nas unidades oficiais do Mãos e Mentes Paulistanas, programa de artesanato e manualidades do órgão. As novas turmas vão trabalhar no Mercadão das Flores, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste, e na loja no Center 3, avenida Paulista, região central da cidade.
A iniciativa da Prefeitura de São Paulo atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da capital, estimulando a geração de renda de empreendedores manuais ao promover capacitação profissional e empreendedora e oportunidades comerciais para artesãos e manualistas da capital.
Em três meses de participação, os selecionados irão ocupar os espaços físicos de maneira colaborativa, com a possibilidade de divulgar e vender produtos manuais de produção própria. A ação também é uma oportunidade de aprendizado de técnicas de vendas, aceitação dos produtos e relacionamento com o cliente, uma vez que os artesãos também atuarão como vendedores voluntários.
Serão selecionados 50 artesãos e manualistas no processo seletivo da Prefeitura SP para o período de 1 de junho a 31 de agosto de 2024 no Shopping Center 3. Já o quiosque do Mercadão Flores selecionará 30 empreendedores do artesanato para o período de 5 de junho a 4 de setembro de 2024.
Para participar do processo seletivo da Prefeitura SP é necessário estar credenciados no programa Mãos e Mentes Paulistanas e ter concluído a qualificação empreendedora das turmas 1 a 15 ou ter concluído alguns cursos da qualificação empreendedora, sendo que para a loja é necessário ter certificação nos seis módulos: Planejamento Financeiro, Planejamento de Coleção, Modelagem de Negócios, Planejamento de Futuro, Presença Digital e Parcerias e Formalização. Já para o quiosque é necessário a certificação em apenas quatro: Modelagem de negócio; Planejamento de coleção; Planejamento financeiro e Parcerias e formalização.
Outras exigências de participação são ter disponibilidade de trabalho voluntário presencial em escalas semanais pré-definidas e possuir CNPJ ativo em nome próprio ou no quadro societário (CNPJ de terceiros não será permitido).
O processo seletivo da Prefeitura SP é realizado por meio de uma curadoria dos produtos confeccionados manualmente pelos artesãos. A avaliação dos curadores passa pelos critérios de técnica, segmento, acabamento, matéria-prima utilizada, criatividade, design e regionalidade.
A qualificação empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas é uma formação gratuita e on-line que oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos livres: modelagem de negócios; planejamento de coleção; planejamento financeiro; parcerias e formalização; planejamento de futuro; presença digital e segurança do trabalho.
As inscrições para o processo seletivo da Prefeitura SP já estão abertas e devem ser efetuadas clicando aqui (Vila Leopoldina) ou clicando aqui (Center 3) até o dia 20 de abril. Vale ressaltar que a iniciativa da Prefeitura de São Paulo atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da capital.
Os cursos são pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo Mãos e Mentes. Quando liberado, cada curso fica aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados serão abertos posteriormente.
Os interessados na qualificação empreendedora podem se cadastrar na plataforma da qualificação para acessar o conteúdo disponível pelo link. Lançado em 2019 pela Secretaria Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, o Mãos e Mentes Paulistanas oferece oportunidades de comercialização e qualificação empreendedora, com o objetivo de desenvolver o setor do artesanato e manualidades da cidade.
Além de feiras de artesanato em todas as regiões da capital, a iniciativa conta com cinco pontos fixos de venda localizados nos Shoppings Center Norte, Metrô Itaquera, Center 3, Light e Mercadão das Flores. Todos os participantes são empreendedores manuais da cidade credenciados e qualificados pelo Mãos e Mentes.
empregos vagas de empregoO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.