A iniciativa da Prefeitura SP oferece diversas oportunidades de emprego, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo
Douglas Terenciano Publicado em 01/03/2023, às 10h14 - Atualizado às 10h18
No mês de março, as unidades móveis do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), junto com a Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) seguem com o atendimento a diversos pontos da cidade. Sempre das 9h às 15h, os equipamentos oferecem diversas oportunidades de emprego, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo, promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura SP.
Por meio da iniciativa, nos dias determinados, os cidadãos têm acesso aos serviços gratuitos de orientação e apoio à reinserção no mercado de trabalho e na geração de renda. “Nesse mês, os profissionais do Cate e Ade Sampa estarão em todas as regiões da cidade, com o intuito de oferecer os seus serviços para os paulistanos. O atendimento do Cate Móvel é completo, auxiliando os empreendedores e os trabalhadores que estão em busca de uma vaga ou querem trocar de área”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Durante o atendimento é possível encontrar vagas de emprego que se encaixem no seu perfil e se candidatar, se inscrever em programas e cursos oferecidos pela Secretaria, obter instruções sobre como baixar a carteira de trabalho digital e como utilizar o Portal Cate; receber orientação especial para empreendedores (incluindo explicações sobre como obter microcrédito) formalizar-se como MEI (Microempreendedor Individual), regularizar as dívidas do MEI, entre outros serviços.
As primeiras ações começam no dia 1º de março e acabam no dia 3. Na zona leste, o encontro será na C.A. Morada do Sol, localizada na R. Joaquim Carlos, 135 – Brás. Na zona noroeste, a SASF Claret Perus disponibilizará aos moradores, os profissionais da Ade Sampa e Cate. Por fim, na Associação E. Progresso do Parque Araribá, localizada na zona sul, apenas os funcionários do Cate prestarão seus serviços.
Em seguida, ocorrem ações nos dias 7, 8 e 9 de março (terça, quarta e quinta-feira). Uma delas ocorre na zona leste, onde a equipe do Cate vai ao CIC Leste para atender os moradores. Na zona norte, o encontro será no Sacolão Vila Penteado, em que os técnicos da Ade Sampa também farão parte. Já o Campus São Paulo, no centro, disponibiliza apenas os profissionais do Cate nos três dias.
No dia 11, os profissionais do Cate estarão no E.E. José Porphyrio da Paz, zona sul, ofertando os seus serviços para os moradores da região. Confira a programação de serviços gratuitos oferecidos pelo Cate e Ade Sampa:
Cate na zona leste
Ade Sampa e Cate na zona noroeste
Cate na zona sul
Cate na zona leste
Ade Sampa e Cate na zona norte
Cate no centro
Cate na zona sul
Vale destacar que é necessário levar RG, número do CPF e carteira de trabalho (que pode ser a versão digital). Sempre das 9h às 15h, os equipamentos oferecem diversas oportunidades de emprego, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo, promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura SP.
empregosO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.