Prefeitura SP divulga programação do Cate Móvel no Metrô; confira

O Cate Móvel oferece cadastro para vagas de emprego, orientação para trabalho e inscrições para programas do governo municipal e cursos profissionalizantes

Douglas Terenciano   Publicado em 31/10/2022, às 11h33 - Atualizado às 11h40

Divulgação/Prefeitura SP

Durante todo o mês de novembro, as unidades móveis do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) e da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), iniciativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura SP, atenderão ao público em dias específicos, nas proximidades das estações de Metrô e trem de todas as regiões de São Paulo. Além da parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, que já ocorre há dois meses, agora a população também poderá acessar os serviços da administração municipal, nos trechos gerenciados pela Via Mobilidade.

De acordo com a Prefeitura SP, a primeira ação do Cate Móvel em conjunto com a Ade Sampa no Metrô ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro, na estação Guilhermina Esperança (linha 3-Vermelha), na zona leste. A Via Mobilidade começa a ser atendida nos dias 7, 8 e 9 do próximo mês pela estação Capão Redondo, na zona sul, exclusivamente pela Ade Sampa com suporte ao empreendedorismo.

“O Cate é um dos nossos principais serviços gratuitos para promover a empregabilidade e a geração de renda em São Paulo. Com as unidades móveis nos metrôs e trens, pretendemos expandir ainda mais nossa atuação e, principalmente, o acesso a elas para pessoas que mais precisam. Neste mês de novembro, preenchemos ainda mais nossa agenda e conseguimos atender um número maior de estações. São muito mais opções para a população, então esperamos alcançar um grande volume de cidadãos”, conta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Confira a programação do Cate Móvel no Metrô SP

Na quinta-feira, dia 3 de novembro, logo após o Dia de Finados, a primeira estação a receber o Cate Móvel será a Guilhermina Esperança (Linha 3-Vermelha), na zona leste. Na quarta e quinta-feira da outra semana, dias 9 e 10, será a Estação Tucuruvi (Linha 1-Azul), na zona norte. Na semana seguinte, dias 16 e 17 (também quarta e quinta-feira), será atendida a Vila Madalena (Linha 2-Verde), zona oeste. Já nos dias 22 e 23, terça e quarta-feira, os profissionais do Cate estarão na Estação Ana Rosa, das linhas 1-Azul e 2-Verde, zona sul.

Na sequência, na reta final do mês de novembro, as operações passam a se concentrar na Via Mobilidade, atendendo as regiões sul e sudoeste: Estação Jurubatuba (Linha 9-Esmeralda), no dia 24, quinta-feira; Estação Capão Redondo (Linha 5-Lilás), dia 25, sexta-feira; Estação Campo Limpo (Linha 5-Lilás), dia 28, segunda-feira. Concluindo as ações do mês, Estação Vila das Belezas (também da Linha 5-Lilás), no dia 29 de novembro, terça-feira. Todas as atividades ocorrem das 9h às 15h.

Já a Ade Sampa estará na Linha 5-Lilás nos dias 07, 08 e 09 de novembro na Estação Capão Redondo, nos dias 10 e 11 na Estação Campo Limpo, nos dias 16, 17 e 18 na Estação Largo Treze, e nos dias 28, 29 e 30 na Estação Giovanni Gronchi. Os dias 21, 22 e 23 estão reservados para a Estação Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda. Nesse caso, as atividades ocorrem das 10h às 16h.

No local, o atendimento exclusivo da agência de fomento ao empreendedorismo da Prefeitura SP, possibilita ao visitante o contato direto com analistas de negócios que podem avaliar o andamento dos estabelecimentos da região, verificando maneiras de aprimoramento, acesso ao microcrédito, cursos, parcerias, entre outros. O atendimento também pode ser utilizado para aqueles que desejam começar uma atividade de geração de renda, mas desconhecem os caminhos para viabilizar uma ideia.

Saiba mais sobre o Cate SP

Por meio do Cate, são realizados encaminhamentos para processos seletivos, instrução do trabalhador, orientação sobre o mundo do trabalho, dicas de como se portar em entrevistas e a redigir um bom currículo. Para os empreendedores, ou aqueles que pretendem ter o próprio negócio, também são disponibilizados diversos programas, oportunidades e inclusive a possibilidade de formalização como MEI – Microempreendedor Individual. É oferecida, além disso, uma variada gama de cursos de capacitação e qualificação em diversas áreas de atuação – incluindo artesanato, estética, gastronomia, gestão e tecnologia. Todos os serviços são gratuitos pelo Portal Cate e outros programas da Prefeitura SP.

Nas ações de novembro, os interessados poderão se cadastrar para vagas de emprego abertas, ter orientação para entrada ou recolocação no mercado de trabalho, realizar inscrições gratuitas em programas do governo municipal e cursos profissionalizantes, entre outros. Para se cadastrar ou candidatar, é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho digital ou física. Mais informações podem ser obtidas no site www.cate.prefeitura.sp.gov.br.

empregos vagas de emprego

Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

Caixa paga hoje R$ 400,00 para beneficiários do Auxílio Brasil. Veja lista