Prefeitura SP e Meta firmam parceria para oferecer 1.500 vagas em cursos gratuitos

A Prefeitura SP e a proprietária do Facebook, Instagram e Whatsapp, firmaram parceria com para oferecer cursos de capacitação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 28/03/2022, às 14h56

Divulgação

A Prefeitura SP e a Meta, proprietária dos aplicativos Facebook, Instagram e Whatsapp, oficializaram nesta sexta-feira, 25 de março, uma parceria com para oferecer cursos de capacitação nas áreas de tecnologia, programação e empreendedorismo feminino. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, serão oferecidas mais de 1.500 vagas gratuitas no Portal do Cate em cursos 100% on-line. As informações são da Prefeitura de São Paulo.

De acordo com a Prefeitura SP, a cooperação foi confirmada durante um encontro na sede da Prefeitura que contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e do gerente de Políticas públicas da Meta, Mário César Vilhena. Participaram também a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira, e a presidente da Fundação Paulistana, Maria Eugênia Gumiel.

“O setor de tecnologia tem um enorme potencial de crescimento em São Paulo. Com a pandemia e o isolamento social, a busca por profissionais deste segmento ficou ainda mais aquecida e a estimativa é que nos próximos cinco anos 200 mil profissionais sejam contratados neste setor na capital”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Por isso, buscamos firmar parcerias com empresas como a Meta, que é líder global no segmento, para capacitar a população de São Paulo em tecnologia e despertar a veia do empreendedorismo”, completa.

Tendo em mãos a expertise em tecnologia e inovação, o grupo se uniu com a Prefeitura de São Paulo para maximizar e atingir um maior público na cidade usando o Portal do Cate, um hub de capacitação do poder público que conta com 174 mil usuários cadastrados e cerca de 101 cursos disponíveis. A proposta é apresentar, de maneira didática e linguagem leve, os setores de tecnologia e programação para o público que está em busca de novas oportunidades.

A parceria oferta inicialmente dois projetos: Estação Hack, que conta com cursos de programação e desenvolvimento de softwares e sites, além de inglês básico para sistemas; e o projeto #ElaFazHistória, que oferece vídeo aulas sobre empreendedorismo feminino, finanças e gestão de negócios.

"Queremos contribuir para o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e empreendedorismo local," afirma Eduardo Lopes, gerente de Políticas Públicas da Meta. "No ano passado, aproximadamente 7 milhões de pessoas no Brasil assistiram aos nossos programas virtuais, e esperamos que esta parceria com a Prefeitura de São Paulo alavanque ainda mais o impacto dos projetos da Meta."

Confira os cursos oferecidos na parceria

Estação Hack - Inaugurada no final de 2017 em São Paulo, a Estação Hack é o primeiro centro de apoio à inovação da Meta no mundo, com bolsas para cursos de programação, desenvolvimento de aplicativos e empreendedorismo.

Desenvolvimento e Inglês para Tecnologia - Os cursos desenvolvidos em conjunto com a Cel.lep, visam promover o desenvolvimento das habilidades digitais dos jovens por meio de atividades de programação e outras tecnologias digitais. A iniciativa oferece também o curso de inglês instrumental para tecnologia, com uma metodologia voltada para a leitura e escrita de códigos e termos técnicos da programação. Os programas são preferencialmente destinados a jovens da rede pública de ensino fundamental, com idade entre 14 e 17 anos.

Confira as opções de cursos de programação

As inscrições devem ser efetuadas no site: www.bit.ly/cursosfacebookcate.

#ElaFazHistória - Apoiar projetos liderados por mulheres para que assim possam prosperar e ter impacto na economia sempre foi o compromisso do #ElaFazHistória, programa global mantido pela Meta desde 2016, e que busca contribuir para diminuição dos efeitos da desigualdade de gênero na vida de empreendedoras.

Nos treinamentos desenvolvidos em conjunto com a Aliança Empreendedora, a capacitação acontece por meio de uma jornada de conhecimento, com cursos on-line completos em Educação Financeira, Formalização e Marketing Digital.

Educação Financeira - Dividido em dois módulos, que, somados, oferecem 10 vídeo aulas, o curso abordará a definição de metas, saúde financeira e pessoal, registros financeiros e como usá-los, a criação de um plano de negócios e dicas de como buscar financiamento. Concluindo o curso, a empreendedora estará pronta para administrar as suas finanças pessoais e do seu negócio, além de conseguir separar ambas e também se prevenir de imprevistos.

Marketing Digital - O curso dará dicas de como alavancar o seu negócio e deixá-lo mais atrativo na internet, utilizando o Facebook, Instagram e WhatsApp para empresas. A empreendedora aprenderá como criar artes e conteúdos relevantes para as redes e muito mais. Ao finalizar o curso você estará pronta para administrar as redes sociais do seu negócio! E, claro, para divulgar o seu trabalho nas diferentes plataformas da internet.

Formalização - Este curso tem o propósito de capacitar e apoiar mulheres que desejam formalizar seus próprios negócios. As aulas falaram sobre o que é a formalização e quais são os seus benefícios para o empreendedor, como abrir o MEI, direitos e deveres, como emitir notas fiscais, como fazer a declaração de imposto de renda, como solicitar o salário-maternidade e muito mais.

Cursos do Estação Hack

As inscrições devem ser efetuadas no site: www.bit.ly/cursoselafazhistoria.

+++ Esta notícia é útil para moradores do Estado de São Paulo. Acompanhe mais notícias relevantes para a região clicando aqui.

empregos

Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer