Moradores da zona leste de São Paulo terão mais uma oportunidade para atualizar o CadÚnico, no próximo domingo. Confira a lista de endereços e atendimento
Douglas Terenciano Publicado em 21/11/2024, às 08h19 - Atualizado às 08h36
No próximo domingo, 24 de novembro, das 8h às 17h, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, em parceria com as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Inovação e Tecnologia, além da São Paulo Turismo (SPTuris), participará de mais uma edição do mutirão do CadÚnico – Cadastro Único. A iniciativa será realizada em 12 unidades do Descomplica SP localizadas na zona leste da cidade.
Serão mais de 300 funcionários no mutirão do CadÚnico para auxiliar os moradores da região, dentre os quais técnicos do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Prefeitura de São Paulo, para dar o suporte à população.
O CadÚnico é uma base de dados que registra informações de famílias brasileiras de baixo poder aquisitivo, sendo indispensável para acessar programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A cada dois anos, as informações de cadastro necessitam de atualizações. Embora ele seja do Governo Federal, as prefeituras cuidam dos processos de cadastro.
Durante o mutirão do CadÚnico, os participantes devem levar documentos de todos os membros da família, como RG e CPF. Apesar de não serem obrigatórios, comprovante de residência e declaração de matrícula de crianças e adolescentes facilitam e agilizam o atendimento.
Regularmente, as unidades do CRAS fazem atendimentos para pessoas em vulnerabilidade social possam atualizar seus cadastros no CadÚnico. Além disso, as vans móveis do CadÚnico auxiliam nesse processo indo até pontos estratégicos de São Paulo para auxiliar o máximo de munícipes possível. Em 2024, a Prefeitura tem feito, em média, 3 mil atendimentos referentes ao Cadúnico por dia. Ao todo, mais de 500 mil pessoas já foram atendidas.
empregosO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.