O Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), administrado pela Prefeitura de São Paulo, passa a funcionar na unidade sul do CIC, no Jardim São Luís
Douglas Terenciano Publicado em 03/10/2024, às 11h13 - Atualizado às 11h52
Após iniciar os serviços de atendimento no Centro de Integração da Cidadania (CIC Norte) em setembro deste ano, o Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, agora passa também a funcionar na unidade sul do CIC, no Jardim São Luís, a partir desta quinta-feira, 3 de outubro.
De acordo com a Prefeitura SP, o equipamento funciona das 8h às 17h e oferece atendimento ao munícipe em busca de emprego e orientação. O atendimento é em caráter provisório, a fim de avaliar a demanda da região, no entanto, todos os serviços de empregabilidade estarão disponíveis aos cidadãos.
+++ Prefeitura SP realiza seleção com 500 vagas e salários de até R$ 3,8 mil
Nesta quinta, o público terá acesso a um processo seletivo com mais de 50 vagas para diferentes áreas de atuação, no local. Destaque para as oportunidades para atuar em uma rede de farmácias, no cargo de atendente. Também estão disponíveis vagas no cargo de auxiliar de limpeza, auxiliar de manutenção e zelador, todas com os processos seletivos realizados no CIC Sul, das 10h às 15h.
“Levamos os serviços do Cate novamente a zona sul, visando as necessidades da população da região, em uma parceria com o CIC, do Governo do Estado de São Paulo. Com essa unidade, passamos a atuar em conjunto em três postos deste centro. Desta forma buscamos nos aproximar dos cidadãos e entender suas necessidades em diversos âmbitos. Ajudar na busca pelo emprego é mais um dos exercícios de cidadania que a Prefeitura promove com seus programas", comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.
Os visitantes que passarem pelo local terão acesso à equipe do Cate, recebendo encaminhamento aos processos seletivos disponíveis. No mais, a comunidade também poderá tirar dúvidas sobre currículos, entrevistas de emprego, carteira digital, qualificações do portal do Cate, entre outros serviços. Já os empreendedores contarão com o suporte e orientação sobre como se tornar um MEI (Microempreendedor Individual).
Também é possível se inscrever para as oportunidades virtualmente, pelo Portal Cate. Além das inscrições para processos seletivos, na plataforma virtual é possível realizar mais de 300 cursos de capacitação que oferecem certificados e ter acesso a dicas e inspirações pensadas para ajudar na carreira dos munícipes que desejam se inserir no mercado de trabalho.
O Centro de Integração da Cidadania é um programa do Governo do Estado de São Paulo, que tem como intuito a integração de diversos órgãos públicos e organizações não governamentais em um único espaço, tais como: Defensoria Pública, Polícia Civil, Fundação Procon e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Programa tem como missão “promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça”, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.
empregos vagas de empregoO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.