JC Concursos

Prefeitura SP integrou mais de 600 mães nas escolas da capital

As novas Mães Guardiãs encontraram na programação das integrações palestras sobre assuntos do cotidiano das unidades educacionais

Douglas Terenciano   Publicado em 24/03/2025, às 11h31 - Atualizado às 11h54

Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo
Divulgação

A Prefeitura de São Paulo informa que realizou uma série de encontros de integração para as novas Mães Guardiãs neste mês de março. Somente nesta semana, mais de 600 mulheres tiveram contato com as equipes técnicas do Programa Operação Trabalho para conhecer mais como a iniciativa atua na rede municipal de ensino.

Vale destacar que a iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Secretaria Municipal de Educação, marcou o início dos trabalhos das novas beneficiárias do programa, que inclui atividades nas unidades educacionais em ações de busca ativa e cuidado com as hortas pedagógicas.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, os encontros ocorreram nas regiões centro-oeste, norte, sul e leste, iniciando na Galeria Olido, no dia 13 de março. Na sequência, os eventos foram no CEU Vila Rubi, no CEU Freguesia do Ó e, finalizando a série de encontros, no CEU Carrão, na última quarta-feira (19).

As participantes foram acolhidas e orientadas sobre sua função essencial na comunidade escolar, que consiste em oferecer apoio às equipes técnicas em espaços como EMEIs, CEIs, entre outras da rede municipal. Essa iniciativa marca o início de um trabalho coletivo voltado para fortalecer a educação, estreitar os laços com as famílias e promover um ambiente seguro e acolhedor nas escolas.

As novas Mães Guardiãs encontraram na programação das integrações palestras sobre assuntos do cotidiano das unidades educacionais. Entre eles, atividades pedagógicas, alimentação escolar, orientação sobre a qualificação profissional nos Centros POT, além de espaços voltados para a realização de cursos e apoio para as frentes de trabalho, e muito mais.

Saiba mais sobre o Programa Mães Guardiãs nas escolas

Criado em 2021 para ajudar a cumprir os protocolos sanitários ainda no período pandêmico, o Mães Guardiãs, que integra o POT – Programa Operação Trabalho, realizado em parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ganhou tanta importância que se consolidou na rede municipal.

As Mães Guardiãs atuam em atividades para evitar a evasão escolar, como o apoio no acompanhamento da frequência escolar e as visitas domiciliares em casos necessários. A rede também conta com as Mães Guardiãs da Alimentação Escolar que trabalham apoiando nos cuidados com as hortas pedagógicas e conscientização dos estudantes sobre hábitos alimentares saudáveis.

Também colaboram para o incentivo à Cultura de Paz e boa convivência escolar, o fortalecimento da atuação familiar e para a defesa dos direitos humanos. As participantes contam com bolsa-auxílio no valor de R$ 1.593,90 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia. As selecionadas poderão ficar no programa pelo período de 12 meses, com avaliação para renovar por mais seis meses.

Emprego Cate Prefeitura de São Paulo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo POT Mães Guardiãs Processo seletivo SP
empregos

Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer