Serviço terá programação periódica pelas regiões da cidade com quatro vans, que levarão atendimento ao empreendedor e ao trabalhador que busca emprego
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 15/12/2020, às 08h01 - Atualizado às 08h13
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, lançou oficialmente na última segunda-feira, 14, o Cate Móvel. Ao todo, serão quatro veículos totalmente equipados para levar aos trabalhadores e empreendedores os serviços do Cate para regiões com grande circulação de pessoas ou que estejam distantes das unidades físicas do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.
“O serviço do Cate Móvel neste momento é essencial para auxiliar a população na busca por recolocação profissional e também para quem já tem um negócio ou quer abrir um e precisa se formalizar”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O serviço contribuiu também para a redução da circulação de pessoas, que terão acesso aos principais serviços do Cate e com a mesma qualidade de atendimento”, completa.
Cada van, identificada com a marca do Cate, conta com dois atendentes treinados para orientar sobre formalização do MEI – Microempreendedor Individual e o cadastro para vagas de emprego. Em decorrência da pandemia pelo coronavírus o atendimento é feito com distribuição de senha, a fim de evitar aglomeração, distribuição de máscara descartável para quem não estiver utilizando o equipamento de proteção e álcool em gel. O Cate Móvel conta com acessibilidade para pessoas com deficiência.
Durante o mês de dezembro, as unidades móveis estarão de segunda a sexta nas regiões leste, sul, norte e central, das 10h às 16h. Nos dias 24, 25, 31 não haverá atendimento.
Para ser atendido é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho, caso o cidadão esteja em busca de emprego. Quem não possui a carteira de trabalho, pode baixar o documento pelo aplicativo disponibilizado pelas lojas da Apple Store e da Play Store ou no site do governo federal https://servicos.mte.gov.br. O serviço está disponível nas unidades das zonas leste, sul e norte.
Já o empreendedor tem todo o suporte da Ade Sapa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, na região central, próximo à rua 25 de Março. No local é disponibilizado a formalização do MEI; orientação à Declaração Anual Simples Nacional; alteração do CNAE; explicação sobre parcelamento da DAS; senha web; nota fiscal; consulta de CNPJ, entre outros.
empregos vagas de empregoO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.