Prefeitura SP oferece curso gratuito de empreendedorismo; saiba como participar

De acordo com a Prefeitura SP, o curso é gratuito, on-line e oferece uma capacitação completa. A ação é do Mãos e Mentes Paulistanas

Douglas Terenciano   Publicado em 22/11/2023, às 08h47 - Atualizado às 08h51

Divulgação

A Prefeitura SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, oferece um curso gratuito de empreendedorismo para artesãos e manualistas. A ação é do Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa que atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo acesso ao mercado e capacitação profissional.

De acordo com a Prefeitura SP, o curso é gratuito, on-line e oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete módulos, divididos pelos temas: planejamento financeiro e de futuro, desenvolvimento de coleção, modelagem de negócios, presença digital, formalização e segurança no trabalho. Durante a formação, o participante vai aprender a definir metas e objetivos, a organizar o setor financeiro e a produção artesanal, a comercializar em diversos canais de venda (off-line e on-line), a estabelecer parcerias e a colocar preço em produtos artesanais.

“O ecossistema do artesanato brasileiro representa uma parte significativa da nossa economia. Por este motivo, a Prefeitura de São Paulo tem buscado apoiar ainda mais o setor, ofertando não somente espaços para comercialização, mas também iniciativas de qualificação, para que o artesãos possam estar cada vez mais preparados para participar de grandes eventos e até mesmo para expor em shoppings centers”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A cada semana, módulos serão liberados para participação no curso gratuito de empreendedorismo. Cada módulo ficará aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados serão novamente abertos posteriormente. Nesta primeira semana, os empreendedores poderão assistir às aulas de Modelagem de negócio e Planejamento de coleção.

Nesta semana, o módulo liberado “Segurança no trabalho” ensina a trabalhar com riscos reduzidos ao artesão e manualista e a garantir processos saudáveis durante o processo manual.

Como participar do curso gratuito de empreendedorismo?

Para participar do curso gratuito de empreendedorismo, é necessário criar um cadastro na plataforma para depois acessar os módulos disponíveis. Os interessados podem fazer o cadastro pelo link quando preferirem, uma vez que o curso estará disponível continuamente com conteúdo sendo liberado toda semana. Não é necessário concluir um módulo anterior para acessar os próximos, todos são independentes entre si.

Com conteúdo gravado, as aulas poderão ser feitas em qualquer dia e horário, por meio de dispositivos fixos e móveis, durante o período que o módulo permanecer aberto na plataforma. Também será oferecida uma monitoria on-line ao vivo com revisão de cada módulo, com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes.

Também não é necessário ser artesão ou manualista credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas para participar do curso. Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o credenciamento pelo link.

Cursos Gratuitos Prefeitura de São Paulo
empregos

Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer