A Prefeitura SP preparou para o mês de março diversas atividades de qualificação profissional e empreendedorismo voltadas para o público feminino
Douglas Terenciano Publicado em 13/03/2024, às 08h09 - Atualizado às 08h27
A Prefeitura SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, preparou para o mês de março diversas atividades de qualificação profissional e empreendedorismo voltadas para o público feminino, em homenagem ao Mês da Mulher. A rede Teia de coworkings públicos, iniciativa da Ade Sampa, oferece atividades gratuitas de empreendedorismo para mulheres em suas unidades.
De acordo com a Prefeitura SP, no Teia Santo Amaro, na zona sul, ocorre até o dia 15 de março a oficina de chinelos personalizados e a feira de artesanatos “Teia Mulher Empreendedorismo”. Na semana seguinte, ocorre a oficina “Canva Inicial”, no dia 22 de março, que ensina as noções básicas desta ferramenta.
+++ Prefeitura SP abre NOVO processo seletivo com 500 vagas de emprego
Já no Teia Três Lagos será realizada a oficina de “Robótica e Desenvolvimento de Games”, no dia 14 de março. E para finalizar a região da zona sul, o Teia Interlagos oferece a palestra “Organização Financeira”, no dia 27 de março.
No dia 22 de março, na zona norte, a unidade Teia Taipas realizará a palestra: “Escrita Criativa & Terapêutica", onde as participantes se envolvem em atividades que utilizam a escrita como uma ferramenta para explorar emoções.
E por fim, indo para a zona leste, o Teia Cidade Tiradentes traz no dia 23 de março uma palestra sobre segurança no trabalho, seguida pelo curso “Capacitação Empreendedora: A Caravana Tamo Junta”, no Teia Heliópolis nos dias 25, 26, e 27 de março.
Gastronomia - Programadas para ocorrerem entre os dias 12 e 23 de março, as oficinas gratuitas para qualificação na área da gastronomia, do programa Cozinha Escola, contam com inscrições gratuitas para oficinas de hambúrguer, panificação e pizzas.
Na última sexta-feira, 8 de março, data que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, na Praça das Artes, na região do Vale do Anhangabaú, a Prefeitura de São Paulo levou ao público feminino diversas ações nas áreas culturais, de saúde, educação, trabalho, entre outras.
Somente com o Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) foram realizados mais de 400 encaminhamentos de mulheres para outras etapas de processo seletivo. Foram ofertadas mais de 1 mil vagas de emprego, com cerca de 10 empresas presentes, em áreas do comércio e serviços.
Outra ação de geração de renda para a mulher foi a inserção no Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs, que atuam na rede municipal de ensino em ações de busca ativa para evitar a evasão escolar. Cerca de 1 mil mulheres, que foram pré-selecionadas por meio de inscrições, passaram por convocação para entrega de documentos e formalização do início de suas atividades, durante o evento.
empregosO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.