A iniciativa da Prefeitura SP vai até quinta-feira, 29 de junho, e tem como objetivo levar oportunidades de emprego e suporte aos empreendedores
Douglas Terenciano Publicado em 28/06/2023, às 13h41 - Atualizado às 13h46
A Prefeitura SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, leva o atendimento de uma das unidades móveis do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), junto com a Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) para o Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis. A iniciativa vai até quinta-feira, 29 de junho, e tem como objetivo levar oportunidades de emprego e suporte aos empreendedores ao público e celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta quarta-feira, 28.
“Essa ação integra a agenda de atividades da Prefeitura para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Por meio do Cate e dos técnicos da Ade Sampa, visamos potencializar a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho paulistano, além de fomentar os empreendedores locais, que são peças fundamentais na economia de nossa cidade”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, da Prefeitura SP.
O Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis é um equipamento da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania e está localizado na Rua Baroré, 43, na Casa Verde. O atendimento no local foi iniciado nesta terça-feira e vai até quinta-feira (29).
Durante o atendimento é possível encontrar vagas de emprego que se encaixem no perfil do trabalhador e se candidatar, bem como, se inscrever em programas e cursos oferecidos pela Secretaria, além de obter instruções sobre como baixar a carteira de trabalho digital e como utilizar o Portal Cate. Já empreendedores terão acesso às equipes de analistas de negócios que ajudam empreendedores a obter microcrédito, formalizar-se como MEI (Microempreendedor Individual), regularizar as dívidas do MEI, entre outros.
Entre os dias 28 e 29 de junho, mais duas regiões da capital serão atendidas, sendo a leste e oeste. A SASF José Operário, Serviço de Assistência Social à Família, localizado na R. Edson de Carvalho Guimarães, 6 - Vila Alabama, está entre os atendidos no fim deste mês. Neste, além dos serviços habituais do Cate Móvel e da Ade Sampa, os presentes poderão contar com atendimento dos profissionais do programa Elabora, em parceria com a Fundação Paulistana, que ofertam serviços de orientação sobre currículos e processos seletivos.
De acordo com a Prefeitura SP, o Teia Butantã, coworking colaborativo, administrado pela Ade Sampa, recebe a equipe técnica do Cate Móvel. O ponto de encontro é na Rua Nella Murari Rosa, 40, no Jardim Olympia.
Junho ainda oferta mais uma oportunidade, agora no Pavilhão 10, localizado na R. Itamotinga, 100 - Paraíso do Morumbi é um dos representantes da zona sul no cronograma. No dia 28 de junho, os presentes poderão contar com os serviços de empregabilidade profissional oferecidos pelo Cate Móvel. Todas as ações ocorrem das 9h às 15h. É importante levar RG, CPF e carteira de trabalho (que pode ser o modelo digital).
empregos vagas de empregoO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.