Prefeitura cadastra professores na capital/SP

Docentes poderão ser chamados para uma eventual contratação, com duração máxima de 12 meses.

Redação   Publicado em 10/03/2011, às 12h00

Entre os dias 14 e 18 de março, a Prefeitura do município de São Paulo vai cadastrar professores dos níveis fundamental II e médio para uma eventual contratação, pelo prazo máximo de 12 meses. Os docentes ministrarão aulas de língua espanhola e/ou disciplinas dos cursos de Educação Profissional técnica de ensino médio, oferecidas pelas escolas municipais.


O processo seletivo – que será conduzido pelo diretor da escola da unidade receptora da inscrição, mediante apuração do tempo de serviço no magistério do candidato como docente – é aberto a brasileiros, maiores de 18 anos e com formação específica para a função a qual pretende desempenhar (comprovada com diploma ou certificado de conclusão do curso, acompanhado de histórico escolar).


Quem for selecionado, ao assumir suas funções, cumprirá jornada básica de 25 horas-aula e cinco horas-atividade semanais.


Inscrições
– Dentro do prazo acima citado, os interessados devem solicitar suas inscrições pessoalmente, das 8h às 17h, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio de São Paulo – EMEFMs, mediante preenchimento de um formulário padronizado disponível nos próprios locais.


Cristiane Navarro Vaz/SP



Veja também:

Páscoa 2011: Cacau Show admite 3.100 temporários até abril

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.