PROA abre 150 vagas para curso gratuito de capacitação em tecnologia e programação

A próxima turma do Instituto PROA disponibilizará 150 vagas e iniciará em 6 de fevereiro de 2023. As inscrições irão até o dia 10 de novembro

Douglas Terenciano   Publicado em 06/10/2022, às 09h45 - Atualizado às 10h05

Divulgação

O Instituto PROA desenvolveu o curso “Proprofissão”, visando capacitar jovens com idade entre 17 a 22 anos para ocupar cargos na área de tecnologia e iniciarem a carreira profissional. A próxima turma disponibilizará 150 vagas e iniciará em 6 de fevereiro de 2023. As inscrições irão até o dia 10 de novembro.

Os jovens receberão notebook, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas, que acontecerão de segunda a sexta-feira em dois turnos: manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h). O curso tem duração de seis meses e é semipresencial. Às segundas, quartas e sextas-feiras os alunos podem acompanhar de forma remota, já às terças e quintas-feiras as aulas serão presenciais no Senac Lapa Tito, que fica na rua Tito, n° 54, na Vila Romana, em São Paulo - SP.

Para participar os interessados precisam estar cursando ou terem concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública e residirem nas cidades da Grande São Paulo. As inscrições irão até o dia 10 de novembro e podem ser feitas no site da organização: www.proa.org.br.

Bom caminho para iniciar a vida profissional

Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, explica que cursos técnicos são um bom caminho para quem deseja iniciar a vida profissional e aliados às oportunidades de emprego da iniciativa privada, possibilitam acesso rápido à formação e ingresso de novos talentos no mercado de trabalho. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2050, o Brasil será o 6º país com a maior população idosa do mundo, na frente de outros países desenvolvidos. Por isso, cuidar dos jovens agora, significa garantir o amanhã funcionando como uma engrenagem, fazendo girar a economia de forma sustentável. Para isso, eles precisam ser vistos e desenvolvidos hoje.

“Queremos impulsionar esses jovens para essas oportunidades. A área de programação está muito aquecida e estamos felizes em formar esses futuros profissionais. As turmas anteriores foram um sucesso, com centenas de jovens empregados com excelentes salários e conquistando o tão sonhado êxito profissional, isso nos deixa cheios de orgulho e confiantes que estamos no caminho certo.”, afirma a CEO do Instituto PROA, Alini Dal’Magro.

Isabelle Victoria Pereira, se formou no 1º semestre de 2022 e atualmente cursa análise e desenvolvimento de sistemas na FIAP. “Fazer parte do Instituto PROA foi incrivelmente enriquecedor na minha vida e carreira, sem dúvidas existe a minha versão antes e depois do Proprofissão. Aprendi, amadureci, cresci e descobri que o meu limite é muito acima de onde eu imaginava. Além de ensinar programação, o PROA ensina comunicação e habilidades comportamentais, o que em meu ver faz toda a diferença”, conta.

Isabelle complementa que “Antes do PROA me sentia completamente perdida quanto o meu futuro, hoje me sinto uma pessoa preparada para ingressar no mercado de trabalho e, graças a essa grande oportunidade, eu consegui me preparar para os processos seletivos e atualmente sou estagiária na área de Gestão de Projetos de TI. O PROA é muito mais do que um curso, é uma experiência. Lá eu fiz amigos e construí lembranças que levarei durante toda a minha vida! Foram 6 meses lindos e de eterna gratidão”, finaliza a jovem.

empregos

Sobre Instituto PROA

O Instituto PROA nasceu em 2007 com o objetivo de criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens de baixa renda vindos de escola pública, ajudando-os a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias e ingressarem no mercado de trabalho. De lá para cá o PROA já formou mais de 10.000 jovens e hoje atua nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco com dois principais projetos: o curso PROPROFISSÃO e a Plataforma PROA.