Processo seletivo da Fiocruz está com inscrições abertas para 175 vagas

A Fundação Oswaldo Cruz publicou dois novos editais, com vagas em várias áreas. O processo seletivo da Fiocruz terá diversas etapas de seleção

Douglas Terenciano   Publicado em 27/09/2024, às 08h17 - Atualizado às 08h31

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebe inscrições para sua nova seleção de talentos, com um total de 175 vagas, sendo 130 na modalidade de estágio não obrigatório e 45 para realização de estágio obrigatório. As inscrições para o novo processo seletivo da Fiocruz vão até meados de outubro, em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

Podem participar do processo seletivo da Fiocruz os estudantes de Biologia, Biblioteconomia, Ciência da computação, Sistemas de Informação, Engenharia da computação, Ciências Biológicas, Biomedicina, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Microbiologia, Biotecnologia, Comunicação social/jornalismo, Farmácia, Jornalismo, Publicidade, Cinema, Mídias Digitais, Design Gráfico, Design de animação, Marketing, Medicina Veterinária, Biologia, Biotecnologia, Biomedicina, Nutrição, entre outras.

Os estudantes interessados no processo seletivo da Fiocruz devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino superior, entre o 3º ao 10º período. Do total de vagas disponibilizadas, haverá reserva para pessoas com deficiência (10%), para estudantes negros (30%), para indígenas (5%) e para pessoas trans (5%).

O programa de estágio obrigatório da Fiocruz destina-se, exclusivamente, para estudantes, regularmente matriculados (as) em instituições de ensino superior (cursos de graduação) ou de ensino médio/técnico, cuja carga horária obrigatória é requisito para aprovação e obtenção de diploma, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade, área de ensino e do projeto pedagógico do curso em que o (a) aluno (a) se encontre matriculado (a). Já o programa de estágio não obrigatório é para estudantes regularmente matriculados (as) em instituições de ensino superior (cursos de graduação e pós-graduação lato sensu) ou de ensino médio/técnico e apresenta caráter de atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso.

Processo seletivo da Fiocruz: remuneração e etapas de seleção

A remuneração oferecida aos aprovados no processo seletivo da Fiocruz varia de R$ 486,05 a R$ 1.665,22 por mês, oscilando de acordo com a carga horária de estágio, mas vale apenas para os estudantes selecionados para o estágio não obrigatório. De acordo com o edital, o estágio obrigatório será realizado sem a concessão de bolsa-estágio, sendo concedido, no entanto, os benefícios de auxílio-transporte e o seguro contra acidentes pessoais.

Como forma de avaliação, os inscritos no processo seletivo da Fiocruz serão submetidos à avaliação curricular e documental, entrevistas, provas, dinâmicas de grupo e/ou outra técnica de seleção que a unidade responsável pela vaga julgar pertinente, de caráter eliminatório e classificatório, seguindo os critérios estabelecidos no edital.

Saiba como participar do processo seletivo da Fiocruz

Os interessados em participar do processo seletivo da Fiocruz devem acessar o site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e cadastrar currículo nos seguintes links: Programa de Estágio Não Obrigatório e Programa de Estágio Obrigatório da Fundação Oswaldo Cruz. O prazo de inscrições ficará aberto até o dia 16 de outubro.

+++ Confira mais informações sobre o processo seletivo da Fiocruz na página específica da Fundação Oswaldo Cruz no site do JC Concursos.

Estágio Fiocruz CIEE Centro de Integração Empresa-Escola Fundação Oswaldo Cruz Processo Seletivo RJ
estágios vagas de estágio

Sobre CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.