Ter equilíbrio é essencial durante processo seletivo

Analistas da assessoria de recursos humanos do CIEE de Pernambuco explicam que em qualquer seleção é importante que haja um equilíbrio entre as competências técnicas e comportamentais

Douglas Terenciano   Publicado em 19/02/2016, às 10h29

Em tempos de crise, conquistar uma vaga de estágio pode ser o início de uma carreira promissora, já que muitas empresas oferecem a possibilidade de efetivação após a conclusão de curso do estudante. Para que isso aconteça, é fundamental que o candidato se prepare para enfrentar os tradicionais processos seletivos, cada vez mais complexos e acirrados.

Dica

Analistas da assessoria de recursos humanos do CIEE de Pernambuco explicam que em qualquer seleção é importante que haja um equilíbrio entre as competências técnicas e comportamentais. “É importante lembrar que no processo seletivo para estágio não é cobrada a experiência do candidato, já que o estágio é a ferramenta para que ele adquira a ‘bagagem’ no mercado de trabalho”, afirma a analista de recursos humanos do CIEE/PE, Patrícia Fernanda Santos.

A especialista diz que no processo seletivo são levadas em consideração competências técnicas e comportamentais, mas que o fundamental é que exista um equilíbrio entre as duas. “Na seleção para estágio não é cobrado tanto o conhecimento técnico, dando ênfase ao aspecto comportamental, já que é no programa de estágio onde o estudante aprimora o a teoria dada em sala de aula, exercendo a prática, dentro ambiente de trabalho. É nela (prática) que se desenvolve o conhecimento técnico”, completa.

Pesquisa

Um levantamento feito pelo CIEE-PE, com base nas últimas seleções realizadas, apontou que das competências técnicas o programa Excel e escrever bem foram os mais requisitados pela empresa. No campo comportamental, relacionamento interpessoal, proatividade e comprometimento estão na lista.

Cadastre seu currículo por 7 dias gratuitos para concorrer a vagas de emprego

Uma parte importante da seleção é a apresentação do currículo, que geralmente é enviado antes do encontro com os selecionadores. Quem pesquisa informações sobre a empresa e seu ramo de atuação pode levar vantagem. “Não adianta ter um bom currículo e na hora da seleção não se sair bem”, afirma Patrícia.

E na dinâmica de grupo, o que fazer? “Não existe fórmula para se sair bem nas dinâmicas de grupo. É importante que os candidatos tenham atenção nas orientações passadas pelo selecionador, no momento da apresentação da dinâmica. Apenas o selecionador sabe o que vai ser avaliado nos candidatos no momento da execução das atividades”, comenta Rafaella Albuquerque, assistente de recursos humanos do CIEE/PE.

Vagas

Vale ressaltar que o CIEE de Pernambuco oferece diversas vagas de estágio para estudantes de níveis médio, técnico e superior. Para participar das seleções basta cadastrar currículo no site www.ciee-pe.org.br. Há oportunidades disponíveis nas localidades de Recife, Ilha do Retiro, Boa Vista, Pina, Imbiribeira, Piedade, Espinheiro, Casa Forte, Rio Doce, Redenção, Candeias, Aflitos, Santo Antonio, Capibaribe, Prado, Aguazinha, dentre outras regiões.