O projeto de expansão da rede de fast food vai gerar oportunidades de emprego em cidades como Porto Alegre/RS,
Redação Publicado em 06/06/2007, às 15h29
A Spedini Trattoria Expressa, rede de fast food especializada em pratos combinados de massas, grelhados e saladas, continua investindo maciçamente em seu projeto de expansão por todo o País. De acordo com a assessoria de imprensa da rede, a meta é abrir, até o fim deste ano, mais oito unidades, que gerarão pouco mais de 100 oportunidades de emprego. As contratações serão realizadas à medida em que as lojas forem sendo inauguradas.
Os novos pontos-de-venda serão instalados em cidades como Porto Alegre/RS, Balneário Camboriú/SC, Blumenau/SC, Curitiba/PR, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. Além das unidades já negociadas em Santa Catarina, a Spedini também pretende abrir, pelo menos, mais quatro franquias no estado. "Existe mercado para a abertura de, pelo menos, mais duas unidades em Florianópolis e outras duas em Joinville", afirma o gerente comercial da empresa, Romano Fressato Neto.
A rede, cujo objetivo é agregar rapidez, variedade, facilidade na operação e baixos custos, possui lojas nas cidades de Florianópolis/SC (1 loja), Curitiba/PR (4), São Paulo/SP (4), Santo André/SP (1) e Rio de Janeiro/RJ (1).
Cargos
Cada loja inaugurada contrata, em média, 13 funcionários, sendo nove Atendentes, um Cozinheiro, um Auxiliar de Cozinha, um Coordenador e um Gerente.
Os únicos cargos que exigem candidatos com ensino médio completo (antigo 2º grau) são os de Gerente e Coordenador. Para os demais cargos não há qualquer exigência, seja de escolaridade ou de experiência. É que a rede de fast food promove treinamentos constantes, para que seus colaboradores prestem atendimento de acordo com os padrões de qualidade exigidos pela franquia. Os Cozinheiros e seus auxiliares, por exemplo, aprendem a elaborar os pratos, segundo as normas da empresa. Os Atendentes recebem instruções sobre cada um dos pratos da casa e têm treinamento para abordagem aos clientes. Também recebem instrução sobre a importância do atendimento para a fidelização do mesmo. O Gerente e o Coordenador, por sua vez, recebem os mesmos treinamentos dos demais profissionais e também têm instruções sobre o funcionamento do sistema operacional e noções de gestão.
Os funcionários que se destacam têm chances de subir de posto. Existem exemplos de Atendentes que passaram a coordenar e gerenciar uma loja e de Auxiliares de Cozinha que foram promovidos ao cargo de Cozinheiro.
Seleção
O processo de seleção fica a critério, exclusivamente, de cada franqueado. Os currículos, recebidos em uma central, são analisados e enviados para a unidade onde a vaga está em aberto. A seleção é realizada por meio de entrevistas, efetuadas em parceria entre o franqueado e o franqueador.
Após a seleção dos candidatos, todos são encaminhados a um treinamento, também de caráter eliminatório, oferecido pela própria Spedini, que dura entre 10 e 15 dias e acontece, normalmente, em Curitiba/PR.
Os salários praticados pela empresa variam de acordo com a região onde a loja for instalada. Os contratados cumprirão jornadas de seis horas diárias, com uma folga por semana.
Serviço:
Os interessados em candidatar-se às vagas, que serão criadas pela rede ao longo de todo o ano, devem enviar seus currículos para o e-mail spedini@spedini.com.br.
Cristiane Navarro Vaz