Rede vai gerar 800 empregos até dezembro

Até o final do ano serão abertos mais 10 restaurantes

Redação   Publicado em 09/05/2008, às 15h29

Depois de inaugurar um restaurante no recém-aberto Bourbon Shopping Pompéia (na zona Oeste da capital paulista), o McDonald’s, um dos maiores empregadores privados do país, anunciou a abertura de mais 10 pontos-de-venda até o final do ano, em várias regiões do país, que gerarão cerca de 800 empregos, segundo informou à reportagem do JC&E a assessoria de imprensa da rede.

De acordo com o diretor de Engenharia e Manutenção do McDonald's Brasil, Dorival Oliveira, o planejamento para a abertura de novos restaurantes é feito seguindo rigorosos critérios, que levam em conta a localização geográfica, o mercado local, o potencial de consumo e de crescimento. "Estudamos detalhadamente o mercado para garantir que cada novo restaurante somente seja aberto nas localidades onde houver potencial real de crescimento", enfatiza. 

Investimentos

Para quem não sabe, em abril do ano passado, a Arcos Dourados, empresa liderada pelo empresário colombiano Woods Staton, comprou a licença da marca McDonald's em 18 países da América Latina e acelerou os planos de expansão da rede.

No Brasil, a previsão no início de 2007 era pôr em funcionamento apenas 10 novas unidades. Para a América Latina - incluindo o Brasil - estavam previstos apenas 27 novos restaurantes, mas após investimentos feitos pela Arcos Dourados, a região encerrou o ano com 44 novas unidades.

Hoje, a rede é composta por 1.163 pontos-de-venda, sendo 555 restaurantes, 50 McCafés e 558 quiosques. A empresa está presente em 134 cidades brasileiras - sendo 21 estados, mais o Distrito Federal.

São mais de 36 mil funcionários no país, dos quais cerca de 55% são mulheres e 70% têm idade entre 18 e 21 anos. A empresa foi a primeira a receber o selo “Primeiro Emprego” do Governo Federal, já que é a maior empregadora deste público no Brasil: cerca de 70% do total de funcionários têm este perfil. Também é a empresa brasileira que mais emprega adolescentes, uma vez que 85% de seus Atendentes possuem menos de 21 anos. 

Empregos

Para o cargo de Atendente (função inicial do extenso plano de carreira traçado pela empresa), o McDonald’s costuma contratar jovens de 16 a 22 anos de idade, que estejam estudando e já tenham completado, pelo menos, o ensino fundamental (antigo 1º grau). Além disso, é imprescindível que os candidatos sejam dinâmicos e pró-ativos, que tenham muita energia e vontade de aprender e que saibam trabalhar em time (ou que tenham disposição para aprender a atuar em grupo).

A empresa oferece uma carga horária flexível (com cerca de 5,5 horas diárias), para que seus colaboradores possam organizar-se de maneira que não faltem às aulas e tenham condição de trabalhar.

Benefícios

Além do salário (que é regionalizado e está baseado nos pisos da categoria, definidos em cada sindicato), o McDonald’s oferece aos seus colaboradores um “gordo” pacote de benefícios, que inclui assistências médica e odontológica, refeições no próprio local de trabalho e, dependendo do nível do funcionário e de seu desempenho, plano de previdência privada, seguro de vida extensivo aos pais e Programa de Participação nos Resultados (PPR).

Seleção

O processo seletivo consiste em análise de currículos, dinâmica de grupo e entrevista individual. Os Atendentes escolhidos participam de treinamento para aprender técnicas de vendas, anfitrionagem, manipulação de alimentos, higiene e segurança do trabalho. 

Serviço:

Para candidatar-se às vagas criadas pelas lojas McDonald’s espalhadas por todo o País basta acessar o site www.mcdonalds.com.br e clicar no link “Trabalhe Conosco”, localizado na home page. O candidato, desta forma, será automaticamente encaminhado à página de cadastro, onde irá incluir seu currículo e preencher um formulário. Para isso, é necessário que ele tenha um endereço de e-mail e o seu número de CPF.

Cabe ressaltar que os interessados poderão candidatar-se tanto às vagas de Atendente quanto a outros cargos existentes nos restaurantes do país inteiro e na corporação. 

Cristiane Navarro Vaz/SP